Knuckles The Echidna



Nome: Knuckles The Echidna
Idade: 16 Anos
Espécie: Echidna
Altura: 1,10 m
Sexo: Masculino
Peso: 40 kg
Ano de Criação: 1994


Knuckles The Echidna foi um dos primeiros personagens criados da série Sonic. Sua primeira aparição no mundo dos games se deve em 1994, com o jogo Sonic the Hedgehog 3 e desde então, o personagem conquistou seu espaço, aparecendo em muitos jogos ao longo dos últimos 13 anos, até se tornar um dos personagens mais queridos da série Sonic.

  O personagem foi criado por Takashi Thomas Yuda, baseado num eqüidna. O eqüidna é um mamífero monotremado pertencente à famlia dos Tachyglossus. São animais de pequena estatura e que possuem um diferencial em relação aos demais mamíferos: não são placentários nem marsupiais, mas nascem através de um ovo, mesmo sendo mamífero. Essa característica particular só se observa no ornitorrinco, que pertence à mesma ordem dos Monotremados. Seu hábitat característico é a Austrália e Nova Zelândia, na Oceania. São parecidos com os ouriços, razão pela qual o Knuckles é fisicamente parecido com o Sonic. São animais solitários e de hábitos noturnos, alimentado-se, sobretudo, de formigas e pequenos animais.Possuem uma ótima habilidade em cavar e se proteger, formando como que uma bola, uma vez que sua barriga possui uma parte espinhosa.

  Mas quem é Knuckles the Echidna? Knuckles é um eqüidna (a palavra equidna é masculina) vermelho, cuja característica principal é a presença de uma espécie de "espinho" nas mãos, nas "juntas", razão pela qual o personagem é conhecido como knuckles (knuckles em inglês é juntas). Seus pêlos lembram um dreadlock, que é uma forma de manter o cabelo popularmente conhecida como rastafari, ou seja, cabelos bem juntos, com poucos fios juntos, formando fios longos, dando o traço característico do personagem. Segundo o enredo do Mega Drive, Knuckles teria 15 anos de idade, conforme descrito no manual do jogo "Sonic 3", contudo em Sonic Adventure a sua idade foi alterada para 16 anos.



Descrição de Knuckles:
Knuckles The Echidna é um Echidna, dos olhos Roxos, que tem uma Força Incrível. 

Knuckles é descrito como alguém pensativo, tímido e esperto. Contudo, ingênuo muitas vezes. Não foi uma vez que Dr. Eggman enganou Knuckles. O vilão ainda enganou o equidna inúmeras vezes. Essa característica é ressaltada especialmente no desenho Sonic X, onde vemos que Knuckles muitas vezes entra em conflito consigo mesmo por não conseguir raciocinar se estão lhe enganando ou não.

  Knuckles foi durante muito tempo um rival de Sonic. Até por essa razão, antes de Sonic Adventure 2 e dos jogos seguintes, os fãs sempre tiveram Knuckles como o contra-personagem de Sonic. Não eram vistos como inimigos, mas sim como rivais. Essa rivalidade foi inclusive explorada novamente no game Sonic Rivals.

Knuckles possui muitas habilidades especiais e domina de modo especial as artes maciais. Nos jogos do Mega Drive, Knuckles podia fazer o mesmo ataque de Sonic: o spin-dash, no qual ele se envolve numa bola e sai detonado, destruindo tudo pela frente. Além disso, graças às suas juntas, podia quebrar facilmente paredes e descobrir caminhos secretos. Outra grande habilidade de Knuckles era a de poder planar, podendo alcançar muitos lugares secretos. Knuckles tinha ainda a exclusiva habilidade de escalar paredes, graças às suas juntas, podendo facilmente chegar a lugares inacessíveis ao Sonic e aos outros. Essas habilidades foram mantidas em Knuckles Chaotix e na série Sonic Advance.

  Nos jogos 128 bits, Knuckles ganhou novas habilidades, mas perdeu o Spin-dash. Um desses ataques foi o Knuckles Attack, com o qual Knuckles dava uma seqüência de socos, igual um player de game de luta. Outras habilidades se conseguia com Power Ups: uma delas era a de cavar, procurando coisas secretas, graças às Shovel Claws de Sonic Adventure e Sonic Adventure 2. Com as Flighting Gloves (Sonic Adventure), Knuckles pode dar o Maximum Heat Knuckles Attack, o qual ressalta a sua habilidade de socar.




História do Personagem:


Knuckles é o último de sua espécie, os equidnas, encarregado por proteger e zelar pela Master Emerald. Sua primeira aparição foi em Sonic The Hedgehog 3, lançado para o Mega Drive. No jogo, Knuckles é enganado por Robotnik, que afirma que Sonic quer roubar as Chaos Emerald. Assim, Knuckles, então enganado, se intromete na aventura de Sonic.

  Segundo o manual do Sonic 3:

"Knuckles nasceu e foi criado na ilha Flutuante e conhece todos os seus segredos. Ele é forte, atlético e esperto. E como conhece todas as passagens escondidas na ilha, é fácil para Knuckles bloquear o caminho de Sonic, criar novos obstáculos, preparar armadilhas, e roubar anéis de ouro*.

* Não sabemos o que o manual quis dizer com "anéis de ouro", imaginamos ser uma confusão dos tradutores do manual, e provavelmente se refere aos anéis, rings.

Há muito tempo atrás, uma civilização antiga viveu na ilha FLutuante. Antes que esta civilização desaparecesse misteriosamente, ela deixou um monte de segredos e poderes místicos. Sendo o único descendente desta civilização perdida, Knuckles tornou-se o guardião das Esmeraldas do Caos*, que são a fonte do poder especial de flutuar da ilha."

* em Sonic 3 o enredo ainda era incerto. Na realidade Knuckles era o guardião da Master Emerald. As Esmeraldas do Caos chegaram na ilha graças a Sonic e a Tails.

  E é aqui que Knuckles entra na história do Sonic. Tudo começa quando Sonic e Tails acabam de destruir mais uma invenção de Dr. Eggman no Ovo da Morte. O vilão consegue escapar, e cai com o seu Ovo da Morte exatamente na Ilha Flutuante. Lá, Eggman descobre o poder da Master Emerald e bola um dos seus planos mais geniais: usando o poder da Master Emerald, ele poderia manter para sempre o Ovo da Morte e acabar de vez com o Sonic.

  Knuckles, entretanto, era o encarregado de cuidar da Master Emerald e jamais permitira isso. Por essa razão, sabendo que Sonic e Tails viriam procurá-lo, Dr. Eggman diz a Knuckles que Sonic e Tails estão atrás da Master Emerald e deixa Knuckles furioso. Quando Sonic e Tails chegam na ilha, Knuckles logo dá um jeito de deter Sonic e espalha as esmeraldas do caos por toda a ilha. Sonic agora teria que procurar as esmeraldas e ao mesmo tempo deter Eggman, além de ter que se livrar de Knuckles, que o tempo todo procurou atrapalhar o ouriço.

  O ouriço felizmente recupera as esmeraldas. Contudo, ele acaba chegando ao Palácio Perdido, que é o local onde fica a Master Emerald. Quando isso acontece, ocorre algo misterioso: a Master Emerald começa a brilhar e transforma as Esmeraldas do Caos em Super Esmeraldas, espalhando-as novamente pela outra parte da Ilha Flutuante.

  Knuckles ainda desconfia de Sonic, mas nesse meio tempo, Eggman enviou ao equidna um robô para atazaná-lo. Isso faria com que Knuckles evitasse de descobrir a verdade, mas felizmente o destino dos dois se cruzam. Knuckles enfrenta Sonic, num grande duelo, do qual Sonic vence. Vencido, Knuckles reconhece que foi enganado por Dr. Eggman. Logo depois, ele descobre algo pior ainda: que Eggman queria a Master Emerald e de fato consegue roubá-la. Knuckles passa a ajudar Sonic e juntos conseguem vencer a Master Emerald e a derrotar Dr. Eggman.

  Desse dia em diante, Knuckles passou a fazer parte das aventuras do Sonic e vira e mexe tem que estar derrotando mais uma vez Dr. Eggman, como na vez em que o vilão invadiu a ilha para tentar raptar a equipe dos Chaotix.

  Essa é a história básica do Knuckles. Até antes de 1998 tudo o que se conhecia do Knuckles era isso. Desde então Knuckles sempre foi tido como um personagem misterioso, especialmente porque nunca se conheceu detalhes quanto à origem de Knuckles.

  A história de Knuckles é narrada com mais detalhes no jogo Sonic Adventure. Knuckles é descendente de uma clã de equidnas, cuja sociedade era de um povo pacífico que vivia na Ilha Flutuante. Eles eram os guardiões da Esmeralda Mestre. A Esmeralda Mestre é o que mantinha a Ilha Flutuando.

  Um dia no passado, apareceu o terrível Chaos, que provocou uma grande destruição, levando os eqüidnas ao desespero. Somente o sacrifício de uma jovem virgem poderia cessar todo esse perigo. Pachamac, o líder dos eqüidnas vê-se desesperado. Até que Tikal, sua filha, se oferece para se sacrificar para que Chaos fosse dominado. Foi assim que Tikal, usando do misterioso poder da Esmeralda Mestre, sela sua alma junto à de Chaos na Esmeralda Mestre. Deste incidente e de todo esse caos só tivemos um único sobrevivente, Knuckles, que virou o guardião da Esmeralda Mestre.


Animal de Origem:


  Knuckles foi inspirado numa eqüidna. O eqüidna é um animal pequeno, muito parecido com o ouriço, conforme se nota pela foto acima. Trata-se na realidade, de um animal primitivo, que assim como o ornitorrinco, é um mamífero que bota ovos. Possui algumas características de répteis, como o sistema reprodutor e a maneira de locomover-se. Na mitologia grega, o eqüidna era tratado como um monstro com aspecto de serpente, chamado de "mãe de todos os monstros". Este vivia com um gigante chamado Tífon. Alguns de seus filhos estão entre as criaturas mais temidas da mitologia clássica - a Quimera, a Hidra, Cérbero e a Esfinge.

    Bem diferente da realidade acima descrita, o eqüidna é apenas um pequeno animal, que possui seu corpo cercado de espinhos, e que se alimenta de pequenos animais, como cupins e minhocas. Possui um bico longo, do qual ele puxa a sua presa. O jeito que ele pega a sua alimentação é semelhante ao tamanduá bandeira, sendo por isso apelidado de "tamanduá de espinhos". Seu nome científico é: Tachyglossus aculeatus. Sua massa é em torno de 3 a 6 quilos, medindo no máximo cerca de 17 centímetros. 

    A fêmea não constrói ninho, mas incuba por dez dias os ovos dentro de uma bolsa que tem no abdômen. Os filhotes ficam na bolsa até que nasçam os espinhos. A fêmea bota os ovos apenas uma vez por ano. Seu hábitat natural é na Nova Guiné e na Austrália. Ele costuma viver em grandes altitudes. Seus espinhos, assim como nos ouriços e porcos-espinhos, servem para proteção.

   Os équidnas podem ter dentes, mas eles são de cartilagem e acabam caindo com o tempo. Possuem garras nas patas para cavar e o macho tem uma espora em seu tornozelo, igualzinho ao Ornitorrinco. Como defesa, assim como o ouriço, ele se enrola numa bola de espinhos ou enterra-se na terra (lembra da habilidade do Knuckles em SA e SA 2?), deixando pra fora os espinhos.


Aliás, por viver na Austrália, o eqüidna foi um dos mascotes das Olimpíadas de Sidney 2000. O nome do mascote é Millie. Vive passando vários documentários na TV, falando sobre os animais que vivem na Nova Guiné, Austrália, entre outros. E sempre é falado no eqüidna. O pequeno animal é mesmo muito parecido com o ouriço, daí o fato de Sonic e Knuckles serem fisicamente semelhantes.




Curiosidades de Knuckles:


Knuckles sempre foi tido como o Rival do Sonic. Essa figura de rivalidade havia sido abandonada após o surgimento de Shadow no enredo, que passou a ser tido como o rival do Sonic. Entretanto, Knuckles volta a ser evocado como um rival do Sonic em Sonic Rivals, lançado recentemente.

  Em relação a Tails, Amy, Shadow, Cream e outros personagens, Knuckles é indiferente em relação a eles, não apresentando qualquer relação. Com Rouge the Bat, Knuckles assume um papel de rivalidade. Rouge provoca Knuckles inúmeras vezes, inclusive se costuma dizer que Rouge dá em cima de Knuckles, que timidamente cai fora. O personagem disputa com ela a busca dos fragmentos da Esmeralda Mestre no jogo Sonic Adventure 2.

  Com Dr. Eggman Knuckles mantém uma relação de rivalidade e inimizade. O vilão engana Knuckles pela primeira vez no jogo Sonic 3, quando diz que o Sonic e o Tails estão buscando as esmeraldas do Caos. Depois, ele é novamente enganado em Sonic Adventure, em que Eggman diz que o Sonic quer as esmeraldas por motivo egoista. Não bastasse isso, em Sonic Advance 2, Dr. Eggman engana novamente Knuckles, que acaba tendo que ser salvo pelo ouriço. Deste então, Knuckles sempre tem a necessidade de mostrar a Eggman que é forte e corajoso.

O personagem também aparece no mundo da telinha, pela primeira vez no desenho Sonic Underground, onde ele é um caçador de tesouros. Sua participação é muito rápida e nada tem a ver com os games. Ele aparece também em Sonic Ova, onde ele também é caçador de tesouros, mas de certo modo ajuda o Sonic a derrotar os planos de Dr. Eggman.

  E finalmente a participação dele se destaca em Sonic X, onde o personagem é caracterizado como tímido, ingênuo, genioso e forte. Na primeira temporada Knuckles chega a brigar com Sonic e inúmeras vezes acaba atuando do lado de Eggman. Entretanto, na segunda temporada, Knuckles não é mais enganado por Eggman e vai ajudar Sonic, Chris e os outros a acabarem com os Metarex. No Brasil, Knuckles é dublado por Leonardo Serrano.

Embora sempre tenha sido tido como um personagem forte, a habilidade especial do Knuckles só foi ressaltada com o jogo Sonic Heroes, onde desde então Knuckles tem sido visto como um personagem de Poder.




Transformações de Knuckles:

Super e Hyper Knuckles


O mundo de Sonic é rodeado pela presença das Esmeraldas do Caos, as quais são fontes misteriosas de energia. Com as Chaos Emerald, Sonic pode se transformar no Super Sonic, ficando invencível e ainda mais veloz. É como que um upgrade ao personagem. Knuckles pode virar Super Knuckles no game Sonic & Knuckles e Sonic 2 & Knuckles. Ele fica com uma cor mais brilhante, e ainda mais rápido, além de ser invencível.

  Contudo, no enredo de Sonic 3 & Knuckles, como sabemos, as Esmeraldas do Caos se transformam em Super Esmeraldas. Com elas Knuckles pôde virar Hyper Knuckles, que além de ser até 3 vezes mais veloz, pode ainda provocar um pequeno terremoto ao se chocar contra a parede.

  Entretanto, no enredo da série depois do Mega Drive, somente o Sonic e Shadow podem usar o poder da esmeralda.



Sobre seus Jogos:
Knuckles participou de todos os jogos do Sonic do Mega Drive lançados após 1994. Em Sonic 3 o personagem foi um dos pivôs do enredo, como narramos acima, e foi um dos grandes rivais do Sonic. Todos achavam que Knuckles era um personagem mau. Em Sonic & Knuckles, Knuckles interage novamente com Sonic para continuar as aventuras de Sonic 3 e os jogadores descobrem que Knuckles na realidade só foi enganado por Dr. Eggman e que ele será um grande aliado de Sonic.

  Depois disso Knuckles estrelou o seu próprio game, Knuckles Chaotix, como será visto logo abaixo. Por fim, Knuckles aparece no último game do Sonic lançado para Mega Drive, Sonic 3D Blast, numa participação insignificante, em que ele, a uma troca de anéis, levava Sonic ao estágio especial.

  No mundo dos 8 bits, Knuckles aparece pela primeira vez no game Sonic Drift e aparece novamente no Sonic Drift 2. Ambos os games são jogos de corridas, em que o Knuckles tem o seu próprio carro, um carro vermelho, cuja característica principal é a estabilidade em detrimento de maior velocidade.

  Knuckles aparece, finalmente, no jogo Sonic Blast (ver o ano), em que ele e o Sonic são os dois protagonistas do game, para deter mais uma vez os planos de Dr. Eggman. Esse foi o primeiro e único jogo em que o Knuckles foi jogável no mundo dos 8 bits.

  No Sega Saturn, Knuckles volta a aparecer no jogo Sonic R, um game de corrida a pé, misturando correria com ação e pequenos desafios dentro das fases. Neste jogo, Knuckles possui a característica de ser o personagem com melhor jogabilidade, embora de menor velocidade em relação a Sonic.

  Esses são os jogos da primeira geração. Nos jogos da segunda geração, série 128 bits/1998 adiante, Knuckles aparece em todos os games. A começar por Sonic Adventure, em que ele fica responsável por coletar os pedaços da Master Emerald que foram espalhados ao longo de vários lugares. No meio do caminho, ele é enganado novamente por Dr. Eggman. O equidna aparece ainda em Sonic Adventure 2, em que ele tem que coletar novamente os pedaços da Master Emerald, mas dessa vez tem que pegá-las antes que Rouge the Bat as colete primeiro. Em Sonic Shuffle Knuckles aparece apenas como mero player, nesse jogo que é um spin-off.

  O personagem aparece ainda em toda a série Advance: Sonic Advance, Sonic Advance 2 e Sonic Advance 3. Em todos como um personagem comum, que tem que enfrentar os desafios de Eggman. Aparece ainda no jogo Sonic Battle, como um dos lutadores. Por fim, participou de quase todos os jogos tridimensionais e spin-offs: Sonic Heroes (em que ele fez parte da equipe do Sonic), Sonic Riders e Shadow the Hedgehog.

  Finalmente chegamos à terceira geração, os jodos 256 bits, tendo o personagem aparecido em todos eles: Sonic Next-Gen, como um dos amigos do Sonic; Sonic Rivals, como um dos rivais na competição do melhor corredor; Sonic and the Secret of The Rings, no modo de multiplayer.

Knuckles Chaotix
Knuckles foi o terceiro personagem da série Sonic a ter o seu próprio título. É o game Knuckles Chaotix para 32X. Ao que tudo indica, originariamente esse seria um jogo do Sonic e Tails, mas que a Sega resolveu incrementar alguns elementos para resultar neste jogo em que Knuckles e o grupo dos Chaotix jogam unidos por meio de um anel eletrostático, para derrotar Metal Sonic e os desafios de cada fase.

  O jogo é dividido em 5 fases de 5 níveis cada, cada um com seu próprio chefe. Ao final é a vez de enfrentar Metal Sonic e se o jogador conseguir todas as Chaos Rings, enfrenta ainda um outro chefe. O jogo é caracterizado por bons gráficos, boa jogabilidade, boa trilha sonorda. Só não foi muito popular devido à própria impopularidade do 32X.



Primeira Geração: Série Clássica

Na primeira geração de games, Knuckles começou como Inimigo de Sonic(Sonic 3 e Knuckles)mas isso logo mudou. Ele participou em vários jogos, tendo ganhado inclusive um título próprio para 32X. Tamanho prestígio se deve ao carisma do personagem rebelde, tal como sempre foi identificado nesta série. O seu traço é muito semelhante ao do Sonic. Pouco mudou com o passar dos jogos, só apresentando mudanças em Knuckles Chaotix, onde ficou com aparência de "adulto" e em Sonic R, onde ganhou traços 3D.



Segunda Geração: Série Adventure

 O personagem só participou ativamente da série Sonic Advance e Sonic Adventure, sendo que nos outros jogos atuou como mero coadjuvante, cameo ou mera participação. Seus traços ficaram mais adultos, ganhando novos detalhes. O personagem ganha também novas habilidades e perde um pouco da sua velocidade, para compensá-la com novas habilidades de força. Aí o Personagem já está com a Aparência mais alta e mais Bem Desenhado.
O personagem ganha também novas habilidades e perde um pouco da sua velocidade, para compensá-la com novas habilidades de força.




Série Next Gens: 256 bits

 Agora Knuckles está desenhado com mais perfeição, com muito mais cores e riqueza de detalhes. A participação na terceira geração de games é também de mero coadjuvante, mas é uma participação Indispensável, exceto no game Sonic Rivals, onde é um dos personagens igualmente jogáveis.




Comentários Finais:
Bem, tudo que precisava ser dito sobre esse Incrível Echidna, já foi dito. O que posso dizer é que Knuckles Foi, É e Será Indispensável dos Games de Sonic. Sem ele Sonic perde muitas coisas Boas de sua Trajetória. O mesmo digo de Tails é claro.


Dubladores
Sonic X e games (Japão): Nobutoshi Kanna
Sonic Ova (Japão): Yasunori Matsumoto
Sonic Ova (EUA): Bill Wise
Sonic X e games a partir de Shadow the Hedgehog (EUA): Dan Green
Sonic Adventure (EUA): Michael McGahanr
Sonic Shuffle (EUA): Ryan Drummond
Sonic Adventure 2, Sonic Heroes, Sonic Battle, Sonic Advance 3 (EUA): Scott Dreier

Nenhum comentário: