Sonic The Hedgehog





Nome: Sonic The Hedgehog
Idade: 15 Anos
Espécie: Ouriço
Sexo: Masculino
Peso: 35 Kg
Altura: 1m
Ano de Criação: 1991 


No início da década de 90, a SEGA estava enfrentando dificuldades com a concorrência. Sua maior rival na época, a Nintendo, possuía um grande mascote, Mario, e a Capcom também possuía seu grande mascote, Megaman, enquanto que a SEGA tentou fazer do Alex Kidd seu mascote, mas ele não emplacou. Então em Abril de 1990 a SEGA lançou um desafio aos seus funcionários: criar um jogo que mostrasse o poder do console Mega Drive e um personagem para ser o mascote oficial da empresa. Ficou decidido que o jogo deveria ser simples e rápido e que o personagem deveria ter uma personalidade forte e um visual único. As primeiras idéias de personagens eram bulldogs e samurais com aparência de urso, mas o primeiro personagem considerado bom para ser o protagonista era um coelho super veloz que arremessava objetos com suas grandes orelhas, mas o jogo precisaria de um mecanismo extra para isso o que deixaria o jogo mais lento, logo o coelho foi descartado, porém a idéia de um ataque giratório foi formada e as idéias ficaram restritas a um tatu-bola ou um porco-espinho criado por Naoto Õshima. Como todos devem imaginar o porco-espinho venceu, recebeu a coloração azul cobalto para combinar com os logos da SEGA e da Sonic Team e recebeu seu nome bem mais tarde, próximo do final do projeto do jogo. Foi assim criado um dos maiores personagens dos videogames: Sonic the Hedgehog.

  Sonic foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da SEGA. Fez sua primeira aparição no eternizado Sonic the Hedgehog para o Mega Drive em Junho de 1991 e a partir daí virou uma febre mundial. Seu sucesso foi tamanho que no mesmo ano ganhou sua versão para o Master System e o Game Gear. Depois disto não parou mais. São mais de 30 jogos protagonizados pelo ouriço azul e hoje é quase impossível encontrar alguém que não o conheça.

Sobre a Cor do Sonic:
Essa é uma informação relativamente nova. Nunca se soube exatamente o motivo da cor do Sonic. Muitos imaginavam ser influência da cor dos Estados Unidos da América. Porém, supostamente, em entrevista dada por Naoto Ohshima, o primeiro desenhista do Sonic, a cor do Sonic tem uma explicação. O azul viria do logo da Sega. E o sapato do Sonic teria sido inspirado no Michael Jackson, no álbum Bad.

  Naka também disse o mesmo em entrevista ao site Eurogamer, Naka esclareceu que: "No tempo que Sonic foi criado, havia uma discussão de criar um personagem que representasse a SEGA, portanto a cor azul foi usada. Ele é um ouriço por causa das idéias no jogo, como a velocidade e o rolamento. Eu queria algo que atuasse como uma arma enquanto rolasse, como espinhos - como um ouriço. É por isso. Quanto aos espinhos de Sonic, pareceram naturais para um ouriço."




Descrição de Sonic:
Sonic The Hedgehog é um Ouriço de 15 Anos de Idade, de Olhos Verdes,  que tem a incrível habilidade de poder correr acima da velocidade do som, possui espinhos afiados para poder dar o Spindash e destruir seus inimigos, Sonic também é do tipo que gosta de aproveitar sua velocidade e por isso nunca fica parado e adora quando alguma aventura bate á sua porta, mas nunca deixa de ajudar seus Amigos. O melhor amigo de Sonic é Tails, uma raposa “macho” que adora construir máquinas e foi ele quem melhorou o tornado de Sonic sem falar de que obviamente é o personagem mais inteligente da turma. A comida prefira de Sonic como todos devem saber é o Chilli Dog (Cachorro-Quente com Chilli). Sonic também sempre dá um jeito de parar os esquemas malucos de conquista mundial criados por seu inimigo de longa data, o cientista Dr. Ivo Robotnik, mais conhecido como Dr. Eggman, que sempre está atrás das Esmeraldas do Caos tentando tomar a posse de seu misterioso poder desde o primeiro jogo de Sonic até os atuais (que persistente, o Sonic sofre). Sonic também arranjou uma namorada que não quer namorar a Amy Rose.

Alguns acreditam que Sonic tem medo água, mas se isso fosse verdade ele jamais teria passado da Labyrinth Zone em Sonic the Hedgehog, que se trata de um labirinto subaquático, ele pode não saber nadar como Tails ou Knuckles, mas isso não o detêm.

  Em entrevista ao site Videogamer.com Yuki Naka, criador do Sonic, esclarece que "Eu não sabia que ouriços não sabiam nadar, por isso Sonic não sabe nadar". O criador disse que descobriu na Alemanha a foto de uma ouriço que nada "Aparentemente, ouriços conseguem nadar, mas não conseguem sair da água", concluiu o criador de Sonic.



História do Personagem:


 Desde muito novo, Sonic se destacava dos outros animais da floresta devido a sua grande velocidade. O ouriço azul vivia tranquilamente em South Island até que um belo dia, ele percebeu que seus amigos foram transformados em robôs escravos e logo descobriu que quem estava por trás disto era o maléfico cientista Dr. Eggman, na época chamado de Dr. Ivo Robotnik, que estava atrás das lendárias e poderosas Esmeraldas do Caos, então Sonic decidiu que deveria agir e usar suas armas, a coragem, os espinhos e a super velocidade, para salvar seus amigos e evitar que o terrível doutor colocasse as mãos nas Esmeraldas do Caos. Assim começou a grande jornada do ouriço azul para impedir que Eggman domine o mundo.

Um belo dia Sonic estava voando com seu biplano vermelho, chamado Tornado, quando ele avistou uma bela ilha e decidiu pousar nela para tirar umas férias. Dias mais tarde enquanto explorava a ilha, Sonic percebeu que alguém o seguia e inicialmente o ouriço azul ignorou o perseguidor, mas com o tempo Sonic percebeu que se tratava de uma raposa de dois rabos muito hábil e persistente, e que conseguia seguí-lo por toda parte, então o ouriço azul decidiu correr o mais rápido que podia, mas nada adiantou, pois a raposa girou seus rabos como uma hélice e conseguiu alcançá-lo, então Sonic decidiu deixá-lo seguir. Outro dia, enquanto Sonic dormia em seu avião, o Tornado, ele foi bruscamente acordado com uma enorme explosão no meio da floresta, então Sonic percebeu que isto só poderia ser obra de seu arquiinimigo, Dr. Eggman, e saiu em disparada pela floresta para acabar com mais este plano do terrível doutor, um pouco depois Tails se recuperou do enorme susto que levou e correu para alcançar o veloz ouriço azul. Assim Sonic conheceu Tails, que virou seu grande amigo e admirador e hoje os dois formam a principal dupla da série.




Animal de Origem:


Aqui falaremos um pouco do ouriço, o famoso animal em que Sonic foi inspirado, que muitas vezes é confundido com porco-espinho, e descubra o porque é estranho ele ser amigo de uma raposa.

  O nome científico do Ouriço-Cacheiro (uma espécie de ouriço) é  Erinaceus Europaeus.

  Existem 16 tipos diferentes de ouriços espalhados pela África, Ásia, Nova Zelândia e partes da Europa. Este pequeno ouriço conquistou o seu lugar no mundo dos animais de estimação depois que Sonic virou febre mundial. O seu corpo exótico coberto de espinhos e o focinho com um permanente olhar cativante fazem do ouriço um excelente animal de estimação na classe dos pequenos exóticos. A verdade é que, nos Estados Unidos ele atingiu o auge de sua popularidade com o lançamento de "Sonic the Hedgehog", mesmo sendo proibido tê-los sem uma licença especial. Atualmente existem clubes de criadores e proprietários de Ouriços que organizam encontros e exposições.

  O tamanho do ouriço varia entre 18 e 20 cm e pesa no máximo 1 kg, sendo o valor mais comum 700 g. Ele possui uma cauda muito pequena, as orelhas são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo, ele possui 5 dedos nas patas dianteiras e 4 nas traseiras. A cabeça é densamente coberta de pelos. Sua visão é pouco desenvolvida, ao contrário da audição e do olfato. Quando se sente em perigo, ele se enrola virando uma bola, expondo os espinhos como arma de defesa. Algumas espécies hibernam geralmente entre Novembro e Março, enquanto que outras não hibernam.

  É um animal solitário e territorial, de hábitos essencialmente noturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. O ouriço é um animal onívoro, come de tudo um pouco, como minhocas, lagartas e lesmas, além de insetos, sapos, cobras (o que torna o ouriço um bom controlador de pragas), e também algumas pequenas frutas. No caso específico do Ouriço-Cacheiro ele também come peixe, até por que é um excelente nadador. Ele come pouco por dia, cerca 70 g em média.

  Vive em média de 7 a 10 anos, vivendo apenas 3 geralmente. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação, a caça por parte de raposas, texugos ou mesmo cães, e os atropelamentos.


Curiosidades de Sonic:
Sonic virou rapidamente uma febre mundial e a SEGA, percebendo seu grande sucesso, investiu no marketing do ouriço azul, o que resultou em vários e vários produtos de diversos tipos com seu nome e imagem, desde camisetas, tênis e materiais escolares até refrigerantes. O ouriço azul já possui 3 desenhos animados diferentes: Sonic the Hedgehog (SatAM), Adventures of Sonic the Hedgehog (AOSTH) e Sonic Underground, possui também um OVA e um anime de grande sucesso, Sonic X. Sonic foi um dos pouquíssimos personagens dos videogames a aparecer em paradas nos Estados Unidos (o único outro personagem a conseguir tal façanha foi o Pikachu), sem contar os vários cameos em outros jogos e programas de TV, para mais detalhes visite as seções Produtos do Sonic e Sonic fora dos games na Power Sonic.


O primeiro avião da série Tornado, o biplano vermelho que fez sua estréia no imortal Sonic the Hedgehog 2, na verdade era do Sonic, que depois de pousar na West Island, conhecer Tails e perceber o entusiasmo da raposa pelo avião, acabou deixando que ele cuidasse do biplano.





Transformações de Sonic:

Super Sonic


Desde muito novo, Sonic já se destacava dos outros animais da floresta pela sua alta velocidade e nos jogos 2D da série clássica, quando o ouriço azul alcançava altas velocidades suas pernas ficavam girando como uma roda e no jogo Sonic CD, ele conseguia atingir uma velocidade tão alta que suas pernas ficavam parecendo um "8" deitado,  mas com o tempo isso foi mudando e o movimento de suas pernas ficou mais real, como mostrado nas imagens ao lado.

 Em 1992 na versão do Sonic the Hedgehog 2 para o Mega Drive, Sonic ganhou um novo e incrível poder, após coletar todas as 7 Esmeraldas do Caos, pegar 50 anéis e pular, Sonic se transformava no poderoso Super Sonic. Invulnerável, com uma velocidade tão alta a ponto dele flutuar, pulo ampliado, espinhos eriçados, olhos vermelhos e uma coloração amarela, Super Sonic é o grande prêmio para aqueles que se esforçam para conseguir todas as Esmeraldas do Caos, mas cuidado, pois ainda é possível morrer esmagado, afogado ou caindo num precipício. Como nada é de graça, tal poder tem seu custo, para se manter transformado, o Super Sonic consome 1 anel por segundo e se ficar sem anéis voltará a ser o ouriço azul novamente. Tal transformação pode ser usada na maioria dos jogos, porém apenas em Sonic 2, Sonic 3, Sonic & Knuckles e Sonic 3 & Knuckles, tal transformação pode ser usada livremente durante as fases, pois nos jogos atuais o Super Sonic pode ser usado somente na última fase, o que deixou alguns fãs decepcionados.



Hyper Sonic


No jogo Sonic 3 & Knuckles, a transformação de Sonic em Super Sonic sofre uma modificação, após a Esmeralda Mestre transformar as Esmeraldas do Caos nas Super Esmeraldas, ela também ampliou os poderes do Super Sonic transformando-o em Hyper Sonic. Agora Sonic é muito mais poderoso com sua nova transformação, ela possui os mesmos poderes do Super Sonic, porém o Hyper Sonic é tão mais rápido que formam-se projeções do hiper ouriço, sua coloração fica oscilando entre as 7 cores das Esmeraldas, faíscas saem de seu corpo, ele não morre afogado e possui uma habilidade nova, o Pulo Duplo, que pode ser realizada em qualquer direção e quando usada, cria uma luz tão intensa que destrói todos os inimigos na tela, porém esta transformação também consome 1 anel por segundo. O Hyper Sonic existe apenas no Sonic 3 & Knuckles e provavelmente nunca mais será visto, pois após este jogo, as Super Esmeraldas passaram a ser tratadas como as Esmeraldas do Caos, portanto apenas a transformação em Super Sonic ainda existe.



Dark Sonic



Dark Sonic é uma das inovações (ou não) de Sonic X II, novamente utilizando de elementos de outros animes. Lembra um pouco a cena de Digimon 1, quando Greymon faz uma digievolução invertida/negativa. Ele só aparece uma vez, no episódio 67. O nome Black/Dark Sonic é apenas simbólico. Tudo ocorre quando a Cosmo e Chris estão fugindo de Black Narcisius, um Metarex, que acaba dando um forte soco em Chris, que cai no chão e desmaia. Narcisius aprisiona os dois numa cúbulo. Quando Sonic chega na base, ele vê várias esmeraldas negras (falsas) no chão, e vendo os seus amigos presos, acaba ficando com muita raiva, e acaba fazendo essa transformação, pois o Sonic absorveu o poder negativo das esmeraldas (que são falsas!). O que ocorre de fato, é que o Sonic fica mais escuro, e com a raiva acumulada, acaba destruindo alguns robôs rapidamente. Depois, ele volta ao normal.



DarkSpine Sonic


Aparece no game Sonic & The Secret Rings. Sua aparência fica um pouco parecida com o Espio, porque seu pelo fica roxo, sem esquecer de mencionar as listrar brancas na cabeça e os punhos e canela de fogo. Mas não é mais forte que suas Transformações com as Esmeraldas e foi só um adição para a série, essa transformação não é oficializada, sonic não se transforma mais nela!



Sonic Werehog



Aparece em Sonic Unleashed. Quando Dr. Eggman dispara a energia negativa das Chaos Emeralds em Sonic, e ao invés de se tornar Super Sonic, ele se transforma em um tipo de lobisomem. Nesta forma Sonic fica mais lento porém bem mais forte fisicamente, e pode esticar seus braços e ficar em modo unleashed que deixa ele mais forte e com golpes diferentes. Mas não é mais forte que Super Sonic, Hyper Sonic e Dark Sonic! Mas essa transformação não aparecerá mais!



Excalibur Sonic



Aparece no Sonic and the Black Knight. Sonic, após ganhar a espada , ganha Excalibur, uma armadura dourada, e sua espada Calibur muda de forma. É meio que a Transformação mais Fraca de Sonic!
Mas é das Mais Legais XD! Essa transformação também não aparecerá mais!






Coincidência ou não, a transformação em Super Sonic é muito semelhante a famosa transformação dos Sayajins do mangá, que depois virou anime, Dragon Ball Z, onde Goku e Vegeeta, últimos remanescentes da civilização dos Sayajins, podem se transformar em Super Sayajins, ganhando imenso poder e como Yuji Naka era fã da série ele fez esta menção ao anime quando criou o Super Sonic. Como mostrado na foto ao lado, quando Goku se transforma em Super Sayajin seu cabelo fica amarelo e espetado, muito parecido com o que ocorre quando Sonic se transforma em Super Sonic, que também fica com os espinhos levantados e sua coloração muda para o amarelo. Outra coincidência é que no anime Goku e seus amigos procuram pelas lendárias sete Esferas do Dragão, que quando reunidas, podem realizar qualquer desejo, e na série Sonic, também são sete as Esmeraldas do Caos e que depois de reunidas proporcionam imenso poder ao portador.





Sobre seus jogos:
Primeira Geração: Série clássica

No primeiro jogo de Sonic ele tinha que salvar os animais da floresta e reunir seis esmeraldas do caos para poder deter Eggman ou Robotnick como era chamado na época. Já nos jogos seguintes como Sonic 2, 3 e Sonic e Knuckles, aumento uma esmeralda para Sonic ter que procurar ficando com 7 e ganhou a transformação de Super Sonic que era quase invencível, ela só tinha o defeito de prescisar de 50 anéis para ser realizada e gastava 1 anel a cada segundo e poderia morrer esmagado, mas ainda tinha Robotnick querendo destruir Sonic e dominar o mundo, só que desta vez com novas máquinas muito mais poderosas (haja vidas para o Sonic fazer isso). Na série de Sonic 3 e Knuckles e ganha mais uma transformação o Hyper Sonic que aparece quando a esmeralda mestre transforma as esmeraldas do caos em Super esmeraldas e Sonic se transforma e passa por toda a história de Sonic 3 e Sonic e Knuckles repetidamente -.-.



Segunda Geração: Série Adventure

Na série Advance Sonic está mais parecido com a série atual com movimentos mais diversificados e mais reais, mas Eggman até essa série ainda não conseguiu destruir Sonic e ainda não desistiu o levando para diversas armadilhas que falham no final XD. Nesta série aparecem novos amigos como Blaze e Marine em "Sonic Rush Adventure" e Cream e Cheese em Sonic Advance que agora também ajudam o ouriço, mas apenas Blaze tem aparecido em seus jogos atuais. O ruim que começa a partir desta série e vai até as atuais (com excessão do Sonic Next Gens e Sonic Riders e Sonic Riders Zero Gravity), Sonic só possui o Super Sonic na ultima fase do jogo sendo considerado mais para um especial e nunca mais se tem notícia. Mas Sonic também nessa geração ganha novos amigos como que luta ao lado do ouriço para ajudar a deter Eggman e nesta série é aonde começa de vez a apaixonite da Amy que não para mais de correr atrás do coitado (por sorte ninguém pode com ele)




Terceira Geração: Série Next Gens

Nesta série Sonic passa por muitas transformações e seus jogos passam a ser 100% 3D e com excelentes gráficos e novos desafios para o ouriço. Na série Adventure ele deve enfrentar Chaos e Shadow despertados por Eggman como sempre -.-, ambos os dois inimigos querem destruir Sonic, mas o que diferencia os seus planos é que Shadow na verdade é do bem, mas é Eggman que o traz para o lado do mal e Chaos é o guardião da Esmeralda Mestre e só ficou do mal por causa do Gorducho bigodudo. 

Pulando para a série Next Gens Sonic tem de enfrentar novas aventuras com Eggman e novos inimigos que aparecem com o tempo como Mephiles em Sonic Next Gens, outros e novos amigos como Silver que com seus poderes intelectuais ajuda Sonic em suas aventuras e desafios. O enredo destes jogos começa a ter grandes modificações devido as atitudes tomadas pela Sega que acredita que criar jogos onde o ouriço apenas deve ir em aventuras correndo por aí não é o que o público gosta, por isso anda criando novas roupas e transformações para o que sempre sofre. Apartir desta série Sonic começa a evoluir em seu tamanho, aparência mais adulta e dependendo do local aparece de uma maneira diferente para se adequar ao local como em seus games desta geração qe em cada um está de um jeito diferente como em Sonic and the secret rings onde usa tennis mais adequados e que lembram o próprio local arábico, em Sonic Next Gens usa tennis maiores, escuros e uma grande transparência neles, em Sonic and the Black Night ele usa a espada e alguns "acessórios" a mais em seu corpo para se encaixar na época medieval.




Comentários Finais:
  Com a vinda dos super consoles de terceira geração, houve a esperança da volta triunfal do Sonic, com uma espécie de flashback do que houve com Sonic Adventure. E assim veio o super esperado Sonic Next-gen, que foi considerado uma das maiores decepções dos jogos do Sonic, com um enredo fraco e um jogo que no seu conjunto ficou muito abaixo do esperado.

  Assim, nos últimos anos temos visto vários jogos do Sonic serem anunciados. Uns bons (Sonic Rush, Sonic Chronicles), outros médios (Unleashed) e outros ruins (Next-gen, Shadow the Hedgehog, dentre outros tantos). Isso fez com que alguns que se dizem fãs do Sonic, venham criticando arduamente os jogos atuais do ouriço azul, às vezes sem nem sequer tê-los jogados ou antes mesmo de sair informações a respeito do jogo.

  Tal ato parece ter se transformado em um péssimo hábito e agora toda vez que a SEGA anuncia um jogo do Sonic ele já é recebido com maus olhares e críticas. Por vezes os jogos são muito criticados, mas vendem bem. Diante disso, o que estará acontecendo? Estará o Sonic virando um produto para lançamento em massa, pouco importando a sua qualidade e a sua essência? É mais importante vender bem os jogos ou agradar os antigos fãs?

  Temos que analisar os dois lados da moeda. Por uma lado Sonic é uma marca famosa, e ultimamente parece que vem sendo bem explorada com o intuito lucrativo, o que explicaria facilmente a grande quantidade de jogos do ouriço que saem atualmente. Do outro lado estão os fãs que gostam do ouriço não por ser uma marca, mas por um dia terem se divertido com seus jogos e que querem que os jogos tenham o mesmo brilho que outrora. Agora cabe a SEGA e a Sonic Team a decidir qual dos dois caminhos seguir.

2 comentários:

Tomás-CZ disse...

Olá, sonic tb esteve na era 8 Bits, pode verificar, apos o sucesso que fez no Mega Drive, SEGA resolveu lançar um game para o ouriço na sua plataforma antiga, chamada Sonic Chaos, é um jogo oficial da propria SEGA onde tem o Sonic e Taills, abraço!

Nic The Hedgehog disse...

Sim Sim, Mas eu mudei agora. Coloquei primeira Geração. Aí entra todos os Clássicos!! XDD