Avaliado na versão PS3 e PC
Sonic The Hedgehog 4 Episode 2 criado com o objetivo de melhorar o que já estava bom no Episódio 1 e arrumar todos os maiores problemas citados pelos fans. A Sega não abriu tantas enquetes sobre personagens ou badnicks que participariam do game, mas parece que conseguiram acertar novamente na fórmula para um bom jogo de Sonic ao estilo clássico!Desta vez Sonic está em uma aventura contra Dr. Eggman novamente, que voltou com Metal Sonic que promete trazer grandes desafios á Sonic, entretanto Sonic não está sozinho nesta aventura, contamos com Tails, assim como em Sonic The Hedgehog 2, a raposa vai te seguir e ajudar em quaisquer obstáculos presentes no game.
Novidades do game:
Não contamos com grandes novidades desta vez, entretando, podemos encontrar diversas melhorias encontradas no game. Metal Sonic retornou do clássico Sonic CD e promete trazer muitas dificuldades neste game.
Temos á volta de vários itens clássicos de games como Sonic The Hedgehog 3 e quem não se lembra em Sonic The Hedgehog 2 as fases Sky Chase e Wing Fortress que eram as preferidas de muitos jogadores, onde você pilotava o Tornado primeiro e depois subia na fortaleza voadora de Dr.Robotnik, pois estas fases também estão presentes no game!
A maioria das novidades estão no gameplay (jogabilidade) e gráficos que serão explicados logo abaixo, confira.
Jogabilidade Single Player:
Foi o aspécto que mais se obteve melhores do Episódio 1 para o 2, desta vez Sonic não se move como uma pedra que para imediatamente que soltamos o analógico ou a seta, a física ficou bastante leve e muito melhor que a física apresentada em seu game anterior. Apesar de ainda não sentirmos toda aquela velocidade presente nos jogos clássicos (principalmente quando estamos rolando penhasco abaixo e ir correndo é muito mais rápido do que ir rolando), mas a SEGA conseguiu nos aproximar muito do que já foram os clássicos, a jogabilidade concerteza é o ponto mais forte do jogo.
Mas não podemos esquecer que desta vez contamos com Tails para nos ajudar. Tails segue o Sonic o tempo inteiro no game, e desta vez ele não apenas-o segue e morre nos lugares mais simples como eram nos clássicos (todos ríamos com as incríveis "burradas" feitas pelo pequeno personagem), desta vez Tails está mais esperto quanto á estes pontos e podemos chamá-lo para perto quando quisermos, caso ele esteja longe e ainda temos os combos:
Flying Combo: Sempre que Sonic está no ar, pode ativar este combo que permite que Tails carregue Sonic durante um certo tempo, permitindo assim voar para lugares mais altos ou para impedir quedas mortais.
Rolling Combo: Desta vez Sonic deve estar no chão, onde junto de Tails, rolam com toda velocidade somente para frente, destruindo qualquer inimigo, parede e até pode atravessar a neve.
Submarine Combo: Quando estiver debaixo da água e fora do chão, pode fazer a mesma coisa que o Flying Combo, entretanto, debaixo da água Tails começa a nadar levando Sonic junto e a vantagem está que Tails não fica cansado, então pode ficar quanto tempo quiser com o combo ativado, só necessitará de um pouco de controle por ser um pouco difícil no começo.
Gráficos:
Os gráficos do game realmente impressionam para quem jogou o Episódio 1, comparando com ele, ficaram 100% melhores, chega a ser muito difícil compararmos. Os gráficos estão muito melhores em todos os aspéctos, inclusive nos personagens que receberam um destaque especial desta vez, eles parecem ser totalmente em 3D, ao invés do Episódio 1 em que pareciam ser sprites pelo falta de efeito 3D no Sonic.
Temos muitos novos efeitos em relação ás fases e variações climáticas que realmente impressionam (pena que a versão PC saiu com pequenos bugs quanto á isso). Enfim, está realmente aprovado, acredito que seja o segundo melhor aspécto que foi melhorado em relação á seu antecessor.
Special Stages:
Ficaram idênticos aos de Sonic The Hedgehog 2, o objetivo é coletar o número de anéis requeridos para passar por cada checkpoint, são 3 no total, sendo o último que te leva para a Esmeralda do Caos. Tails continua a seguí-lo e também te ajuda a coletar os anéis, as bombas que te faziam perder anéis também estão presentes, mas temos inimigos que não te fazem perder anéis, são os demonstrados na imagem, que apenas lhe paralisam e deixa-o mais lento por um tempo.
Temos novos itens para ajudar ou atrapalhar, temos um tipo de "elástico" que fica entre Sonic e Tails permitindo que você possa esticar a distância entre os dois, assim ficando cada personagem de cada lado do campo para coletar mais anéis e outro grande diferencial e que pode afetar muito seu desempenho, são as zonas em que pedem que você colete um certo número de anéis sem deixar escapar nenhum! caso consiga, ganhará muitos anéis, mas se caso não consiguir, pode acabar até mesmo perdendo e jogando fora grandes sacrífios que você teve para passar das partes anteriores.
Super Sonic:
Após coletar as 7 esmeraldas, você pode jogar com Super Sonic em todas as fases, mas desta vez até mesmo nos bosses podemos jogar com ele, até mesmo o Final Boss, facilitando qualquer trabalho que tínhamos antes. Ele gasta apenas 1 anel por segundo e Sonic perde automaticamente a transformação assim que tenta usar algum dos combos. Apesar de tudo, Super Sonic está exatamente igual ao do Episódio 1 em habilidades já que os combos foram limitados e sua velocidade é grande como sempre e você recebe 4x mais pontos quando derrota algum inimigo.
Músicas/sons:
Jogabilidade Single Player:
Foi o aspécto que mais se obteve melhores do Episódio 1 para o 2, desta vez Sonic não se move como uma pedra que para imediatamente que soltamos o analógico ou a seta, a física ficou bastante leve e muito melhor que a física apresentada em seu game anterior. Apesar de ainda não sentirmos toda aquela velocidade presente nos jogos clássicos (principalmente quando estamos rolando penhasco abaixo e ir correndo é muito mais rápido do que ir rolando), mas a SEGA conseguiu nos aproximar muito do que já foram os clássicos, a jogabilidade concerteza é o ponto mais forte do jogo.
Mas não podemos esquecer que desta vez contamos com Tails para nos ajudar. Tails segue o Sonic o tempo inteiro no game, e desta vez ele não apenas-o segue e morre nos lugares mais simples como eram nos clássicos (todos ríamos com as incríveis "burradas" feitas pelo pequeno personagem), desta vez Tails está mais esperto quanto á estes pontos e podemos chamá-lo para perto quando quisermos, caso ele esteja longe e ainda temos os combos:
Flying Combo: Sempre que Sonic está no ar, pode ativar este combo que permite que Tails carregue Sonic durante um certo tempo, permitindo assim voar para lugares mais altos ou para impedir quedas mortais.
Rolling Combo: Desta vez Sonic deve estar no chão, onde junto de Tails, rolam com toda velocidade somente para frente, destruindo qualquer inimigo, parede e até pode atravessar a neve.
Submarine Combo: Quando estiver debaixo da água e fora do chão, pode fazer a mesma coisa que o Flying Combo, entretanto, debaixo da água Tails começa a nadar levando Sonic junto e a vantagem está que Tails não fica cansado, então pode ficar quanto tempo quiser com o combo ativado, só necessitará de um pouco de controle por ser um pouco difícil no começo.
Gráficos:
Os gráficos do game realmente impressionam para quem jogou o Episódio 1, comparando com ele, ficaram 100% melhores, chega a ser muito difícil compararmos. Os gráficos estão muito melhores em todos os aspéctos, inclusive nos personagens que receberam um destaque especial desta vez, eles parecem ser totalmente em 3D, ao invés do Episódio 1 em que pareciam ser sprites pelo falta de efeito 3D no Sonic.
Temos muitos novos efeitos em relação ás fases e variações climáticas que realmente impressionam (pena que a versão PC saiu com pequenos bugs quanto á isso). Enfim, está realmente aprovado, acredito que seja o segundo melhor aspécto que foi melhorado em relação á seu antecessor.
Special Stages:
Ficaram idênticos aos de Sonic The Hedgehog 2, o objetivo é coletar o número de anéis requeridos para passar por cada checkpoint, são 3 no total, sendo o último que te leva para a Esmeralda do Caos. Tails continua a seguí-lo e também te ajuda a coletar os anéis, as bombas que te faziam perder anéis também estão presentes, mas temos inimigos que não te fazem perder anéis, são os demonstrados na imagem, que apenas lhe paralisam e deixa-o mais lento por um tempo.
Temos novos itens para ajudar ou atrapalhar, temos um tipo de "elástico" que fica entre Sonic e Tails permitindo que você possa esticar a distância entre os dois, assim ficando cada personagem de cada lado do campo para coletar mais anéis e outro grande diferencial e que pode afetar muito seu desempenho, são as zonas em que pedem que você colete um certo número de anéis sem deixar escapar nenhum! caso consiga, ganhará muitos anéis, mas se caso não consiguir, pode acabar até mesmo perdendo e jogando fora grandes sacrífios que você teve para passar das partes anteriores.
Super Sonic:
Após coletar as 7 esmeraldas, você pode jogar com Super Sonic em todas as fases, mas desta vez até mesmo nos bosses podemos jogar com ele, até mesmo o Final Boss, facilitando qualquer trabalho que tínhamos antes. Ele gasta apenas 1 anel por segundo e Sonic perde automaticamente a transformação assim que tenta usar algum dos combos. Apesar de tudo, Super Sonic está exatamente igual ao do Episódio 1 em habilidades já que os combos foram limitados e sua velocidade é grande como sempre e você recebe 4x mais pontos quando derrota algum inimigo.
Músicas/sons:
As músicas ficaram boas, se encaixam perfeitamente nas fases em todas as zonas. Infelizmente não tivemos muitos remixes desta vez e as músicas apesar de terem sido gravadas ao mesmo estilo de seu antecessor, não aparentam ter aquele aspécto clássico encontrado no Episódio 1 e muitos jogadores estão decepcionados com as músicas que dizem irritar os ouvidos.
Na minha opinião eu acredito que quase todas as músicas ficaram boas, apesar de que deveriam ter tido mais cuidado, pois não tem-se muito do que aclamar nelas, mas também não vejo muitas reclamações.
Fases:
Sylvania Castle: Aparentemente não inspirada unicamente em uma única fase, entretanto encontramos itens variados que podem ser encontrados nos games antigos de Sonic. É uma fase visualmente bonita, bastante animada e possui diversificações climáticas entre seus acts, sendo o Act1 meio de tarde, Act2 á noite e Act3 inclui mais um lado submerso.
White Park: Como sempre temos uma fase pelo menos que lembre um casino em qualquer jogo de Sonic. Desta vez, White Park Act1 é uma fase que envolve totalmente gelo, com inimigos polares e avalanches, bolas de neve e até cavernas cheias de neve. Act2 e 3 representam o que podia-se ver no fundo do Act1, um tipo de parque com várias montanhas russas, lembrando bastante Casino Street.
Oil Desert: Você curtia a Sandopolis Zone? Uma fase aparentemente inspirada nela, mas desta vez temos bastante óleo ao invés de areia, até mesmo aqueles desafios de escapar da areia movediça ou fugir da areia que vai subindo estão presente no game. Ambos os Acts focam-se no mesmo tema, mas apresentam desafios diferentes.
Sky Fortress: Inspirada em Sonic The Hedgehog 2, é uma fase que envolve os céus, ao invés de somente terra e mar que tivemos anteriormente. O Act1 é um tipo de minigame, onde você controla Sonic no Tornado, com a mesma jogabilidade que temos em Sonic 2 do Megadrive. Os Acts 2 e 3 também foram inspirados em Sonic 2, onde Sonic e Tails sobem na nave de Eggman e devem se infiltrar, tomando muito cuidado com as turbinas e desafios pela frente.
Death Egg Mk II: Única zona que não possui Acts, são as duas últimas fases do game, no Death Egg desta vez você deve apostar uma corrida contra Metal Sonic no Act1, e no Boss deve derrotar Eggman de uma vez por todas!
Boss:
Todos os boss do game não apresentam grandes dificuldades, estão em níveis razoáveis, sendo apenas o Metal Sonic mais difícil para ser derrotado, tanto em White Park, quanto na Death Egg Mk II.
Red Rings:
Os Red Rings estão presentes no jogo e estão espalhados entre todas as fases, com excessão dos boss, apenas um por cada fase, mas não possuem participação significativa no game, na versão console ele garante um troféu de ouro e na versão original de computador, apenas alguns pontos para o Steam (versão falsificada não possue benefício algum), sem outros benefícios eles são totalmente desnecessários, apenas servem para aqueles que querem finalizar 100% o game.
Nota Final:
Sonic The Hedgehog 4 Episode 2 impressiona pelas melhores, mas também deixa a desejar para quem esperava um game épico como foi o clássico, o game ainda está pequeno assim como foi seu antecessor, mas contamos com mais cutscenes desta vez e uma jogabilidade realmente satisfatória.
Se você é um grande fã de Sonic que nunca se importou se é clássico ou não, se o jogo é considerado ruim ou não pelos outros, ou até mesmo apenas um amante da série Sonc 4 você vai realmente gostar do jogo, mas se você não ficou satisfeito com Sonic 4 Episódio 1 e curte mais os jogos clássicos ou só os modernos, você poderá não gostar.
Na minha opinião eu acredito que quase todas as músicas ficaram boas, apesar de que deveriam ter tido mais cuidado, pois não tem-se muito do que aclamar nelas, mas também não vejo muitas reclamações.
Fases:
Sylvania Castle: Aparentemente não inspirada unicamente em uma única fase, entretanto encontramos itens variados que podem ser encontrados nos games antigos de Sonic. É uma fase visualmente bonita, bastante animada e possui diversificações climáticas entre seus acts, sendo o Act1 meio de tarde, Act2 á noite e Act3 inclui mais um lado submerso.
White Park: Como sempre temos uma fase pelo menos que lembre um casino em qualquer jogo de Sonic. Desta vez, White Park Act1 é uma fase que envolve totalmente gelo, com inimigos polares e avalanches, bolas de neve e até cavernas cheias de neve. Act2 e 3 representam o que podia-se ver no fundo do Act1, um tipo de parque com várias montanhas russas, lembrando bastante Casino Street.
Oil Desert: Você curtia a Sandopolis Zone? Uma fase aparentemente inspirada nela, mas desta vez temos bastante óleo ao invés de areia, até mesmo aqueles desafios de escapar da areia movediça ou fugir da areia que vai subindo estão presente no game. Ambos os Acts focam-se no mesmo tema, mas apresentam desafios diferentes.
Sky Fortress: Inspirada em Sonic The Hedgehog 2, é uma fase que envolve os céus, ao invés de somente terra e mar que tivemos anteriormente. O Act1 é um tipo de minigame, onde você controla Sonic no Tornado, com a mesma jogabilidade que temos em Sonic 2 do Megadrive. Os Acts 2 e 3 também foram inspirados em Sonic 2, onde Sonic e Tails sobem na nave de Eggman e devem se infiltrar, tomando muito cuidado com as turbinas e desafios pela frente.
Death Egg Mk II: Única zona que não possui Acts, são as duas últimas fases do game, no Death Egg desta vez você deve apostar uma corrida contra Metal Sonic no Act1, e no Boss deve derrotar Eggman de uma vez por todas!
Boss:
Todos os boss do game não apresentam grandes dificuldades, estão em níveis razoáveis, sendo apenas o Metal Sonic mais difícil para ser derrotado, tanto em White Park, quanto na Death Egg Mk II.
Red Rings:
Nota Final:
Sonic The Hedgehog 4 Episode 2 impressiona pelas melhores, mas também deixa a desejar para quem esperava um game épico como foi o clássico, o game ainda está pequeno assim como foi seu antecessor, mas contamos com mais cutscenes desta vez e uma jogabilidade realmente satisfatória.
Se você é um grande fã de Sonic que nunca se importou se é clássico ou não, se o jogo é considerado ruim ou não pelos outros, ou até mesmo apenas um amante da série Sonc 4 você vai realmente gostar do jogo, mas se você não ficou satisfeito com Sonic 4 Episódio 1 e curte mais os jogos clássicos ou só os modernos, você poderá não gostar.
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