Análise: Sonic 1


O início da década de 90 acompanhou uma verdadeira guerra no mundo dos games. A Nintendo tinha o seu mascote, o Mario Bros, mas a Sega ainda não tinha um mascote à altura. Foi aí que surgiu a idéia de um ouriço azul, veloz, que fosse capaz de demonstrar a capacidade do Mega Drive, e criar um novo conceito de game. Surgia Sonic the Hedgehog, inicialmente para Mega Drive, mas que foi também adaptado para Master System e Game Gear, com algumas diferenças. Surgia então uma das mais fortes franquia do mundo dos games.



Novidades:


Sonic the Hedgehog é uma das séries mais clássicas de games. O objetivo do jogo é relativamente simples: você é um ouriço chamado Sonic e tem que percorrer as várias fases em busca dos anéis e das esmeraldas do Caos para derrotar o vilão Dr. Robotnik. Para manter seu pique e não ficar vulnerável a inimigos, o Sonic sobrevive graças aos anéis. Mas atenção: se você for atingido, você perde todos os anéis (no Mega Drive é possível recuperar parte deles).

  Sonic The Hedgehog foi o primeiro game do ouriço para a plataforma 8 Bits. E talvez seja um dos mais divertidos da série. Ele consegue trazer toda a magia da versão 16-Bits, com fases bem elaboradas. Elas estão divididas em três atos, igual a versão de Mega Drive. A diferença fica pelo último ato, em que Sonic passa por um pequeno trecho de fase e enfrenta Robotnik sem nenhuma Ring.

  Algumas fases são as mesmas, como Green Hill Zone e Labyrinth Zone, e outras são totalmente inéditas, como a Jungle Zone e a Bridge Zone. São fases que não apareceram na versão 16 Bits e fizeram uma grande falta, pois elas são muito divertidas. Mesmo fases que levam o mesmo nome, como a Green Hill, possuem locais novos, como o segundo ato, que passa dentro de um local com bastante água.

  O mais interessante, é que antes da fase começar, um pequeno mapa aparece, mostrando toda a ilha pela qual Sonic irá percorrer durante as fases. Isso não possui na versão de Mega Drive. Agora dá para saber a localização de Sonic direitinho! Além disso, quando Sonic passa de algum ato, a tela de pontuação no final do estágio está um pouco diferente da versão de Mega Drive.

  Outro elemento do jogo são as chamadas Esmeralda do Caos, que servem para restaurar a paz e o Dr. Robotnik está interessado em usá-las em seus planos. As seis esmeraldas do caos são coletadas durante as fases, no primeiro e segundo ato, ao invés de serem coletadas num Special Stage como no Mega Drive. Elas ficam no meio da fase. Uma das grandes marcas dos jogos do Sonic são os monitores, que escondem itens especiais. Já falamos de alguns deles acima. Em Sonic 1 temos os seguintes monitores:



Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras;



 Invencibilidade: deixa Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo ou se for esmagado. Só aparece duas vezes no jogo.



 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.



 Shield (Escudo): deixa você protegido, de modo que quando você for atingido não perca anéis ou se não tiver nenhum, não morrerá;



 Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente; só aparece uma vez no jogo.



 Check-Point: ao morrer o personagem recomeça do ponto onde quebrou este monitor;



 Continue: monitor exclusivo do Special Stage, dá ao personagem um continue;






Acima temos a tela de jogo. Como se pode notar, o jogo é relativamente simples. Em cima temos o marcador de anéis. Você pode pegar até 99 anéis. Ao pegar o 100º anel, você ganha uma vida e o contador volta a apontar zero anéis. Abaixo há o marcador de tempo. Você tem 10:00 minutos para concluir o jogo. Por fim, tem o contador de vidas. A pontuação só é exibida após concluir cada ato. Ao final dos atos 1 ou 2, você chega a uma placa que marca o fim do ato. Nos atos 3 você enfrenta Dr. Robotnik.

  Os inimigos do jogo são os chamados badniks, que são robôs que o Dr. Robotnik criou a partir dos animais da floresta. Sonic ao destruir os badniks, resgata os animais de volta. Ao final do ato 3, Sonic libera uma cápsula que contém vários animais presos.



Enredo:

  Na Ilha do Sul todos viviam tranqüilamente até aparecer um cientista maluco, Dr. Robotnik. Com o objetivo de dominar o mundo, Robotnik capturou inúmeros animais para usá-los em sua nova experiência: ele quer formar um exército de robôs (os badniks) comandados por esses animais, que ficarão presos dentro deles. Enquanto isso, ele terá tempo de sobra para procurar as místicas Esmeraldas do Caos. Essas pedras possuem um poder desconhecido, mas sabe-se que quem as possuir terá uma grande fonte de energia ao seu dispor.

  O único que poderá deter este plano é o ouriço azul Sonic the Hedgehog. Graças à sua velocidade, ele enfrentará todos os badniks, que após destruídos, libertam o animal que os comandavam. Mas Sonic terá que enfrentar várias vezes o Dr. Robotnik. O desafio está lançado. Será o ouriço forte e esperto o suficiente para pôr fim aos planos de Robotnik?



Análise Técnica:


Sonic The Hedgehog consegue ser mais divertido que sua versão de 16 Bits, por incrível que pareça. Tudo no jogo é bastante simples e ao mesmo tempo bem detalhado. Os gráficos são decentes. O sprite de Sonic é bem simples e os inimigos também. Já o cenário é bastante caprichado, possuindo vários itens que caracterizam ainda mais a fase. Tudo está bem colorido e visível, o que causa um certo agrado. O Special Stage é muito legal neste quesito, pois mistura uma imensidade de cores num só local.

  A jogabilidade está ótima. Os movimentos são simples de executar e ocorrem com precisão. Apesar de ser rápido, é uma pena os freqüentes slowdowns, que fazem o jogo perder um pouco de sua velocidade. As músicas são muito boas e bastante agitadas, sendo difícil de enjoar delas. Somente a música da Green Hill Zone é igual à versão de 16 Bits. As outras fases possuem músicas diferentes.

  A diversão é o ponto forte do jogo. As fases lhe proporcionam uma boa velocidade e desafio ao mesmo tempo. Os chefes são simples de começo, mas pode ficar mais complicado, a partir do momento em que o game vai progredindo, assim como as fases. Os Special Stages são muito divertidos e obrigatórios caso queira coletar mais vidas. Quando você não consegue finalizar o game, a vontade de jogá-lo de novo é imensa, e isso é muito bom. 



Personagens e habilidades:

  Você joga com o ouriço Sonic e o vilão é o Dr. Robotnik. Robotnik é o nome que se deu na América, mas no Japão o vilão sempre foi conhecido como Dr. Eggman. Nos jogos atuais do Sonic, desde Sonic Adventure, mesmo nas versões americanas, se abandonou o uso do nome Dr. Robotnik, embora curiosamente em Sonic Adventure 2, o seu avô se chame Dr. Gerald Robotnik. A explicação é que Robotnik seria o sobrenome, e Eggman provavelmente o apelido do vilão (Homem-ovo), cujo nome seria Ivo.

  Sonic possui algumas habilidades especiais, as mesmas do Mega. Elas são:



Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A ou B.



Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente.






Fases:

  O jogo possui 7 fases. Cada fase é dividida em 3 atos, a não ser pela última fase. Você sempre enfrentará Robotnik no terceiro ato. As esmeraldas estão escondidas sempre no primeiro ou segundo ato, sendo seis ao total. As fases são:


Green Hill Zone - Uma paisagem tropical, com alguns monitores secretos. Uma típica ilha paradisíaca e infestada de robôs e armadilhas perigosas que se tornam grandes desafios! Chefe: Para acertar Robotnik, espere-o descer e desfira vários golpes em sua nave. Oito, para que ele seja derrotado. Apenas tome cuidado com seu ataque traiçoeiro e veloz. Esmeralda: Localizada no segundo ato. Pule na mola que está ao lado do Check Point, e continue seguindo o caminho para a esquerda. Passe para a outra plataforma, mas não pule na mola. Siga o caminho e caia no final da cachoeira para encontrar a esmeralda.



 Bridge Zone - Uma fase inédita e não presente na versão do Mega, que se passa em uma ponte. tome cuidado apenas com a ponte e seus buracos e principalmente com a tela que se move constantemente. Chefe: Robotnik aparece debaixo da água, alternando de lado e atirando em Sonic. Ataque-o assim que ele emergir para lhe atacar. São 8 acertos para para derrota-lo. Esmeralda: Localizada no primeiro ato. Ela está bem visível. Assim que encontrá-la, ande um pouco e chegue próximo da ponte mais a frente. Pise na primeira telha da ponte, e ela cairá. Quando ela estiver caindo, aproveite e pule para a plataforma aonde está localizada a esmeralda, pois só assim ela é acessível.



 Jungle Zone - Outra fase inédita! Se passa em uma selva fechada, cheia de desafios e até uma cachoeira com troncos caindo. Uma das fases mais belas de todos os jogos do ouriço! Chefe: Robotnik atacará com bombas. Sempre que ele descer, ataque-o sem piedade e tome cuidado com as bombas. São 8 acertos para derrotá-lo. Esmeralda: Está localiza no primeiro ato. Assim que você passar por um tronco cheio de espinhos, em seguida, virá uma cachoeira com vários troncos descendo e três plataformas juntas. Um monitor de Ring está na última plataforma. Pegue-o, tome velocide e pule para a esquerda. Você irá cair numa plataforma escondida. Existe um tronco de madeira redondo boiando na água. Pule em cima dele e vá correndo para a esquerda, até chegar num local onde a esmeralda do caos estará lhe esperando.




 Labyrinth Zone - Fase clássica do Sonic e que se passa em um labirinto aquático. Apenas cuidado para não ficar sem ar e morrer facilmente. Sempre que puder pegue oxigênio em bolhas que ficam espalhadas pela fase. Chefe: Robotnik aparecerá em 3 lugares estratégicos aleatoriamente. Assim que ele aparecer, acerte-o e tome cuidado com seus torpedos e tiros. Tudo se passa debaixo da água. São 8 acertos para derrota-lo. O mais estranho, é que você não irá perder seu fôlego dentro d'água no terceiro ato. Esmeralda: Localizada no segundo ato. Talvez a esmeralda mais fácil de ser coletada. Enquanto prossegue a fase, você irá encontrá-la dentro dos espinhos. É difícil de achar um monitor de invencibilidade próximo, então siga os seguintes passos: Tenha Rings. Depois, jogue-se em direção dos espinhos. Ao levar um dano, enquanto estiver brilhando Sonic fica invulnerável. Aproveite esse pouco tempo para pular novamente nos espinhos, pegar a esmeralda e sair, antes que você perca uma vida.



 Scrap Brain Zone - Fase de cenário noturno, dentro de uma base tecnológica de Robotnik. Tome cuidado com as esteiras e armadilha elétricas e tente não se perder pelo caminho no segundo ato. Chefe: Deverás apenas perseguir Robotnik até ele subir em uma plataforma e adentrar em sua base aérea, não será necessário bater nele. Esmeralda: Localizada no segundo ato. No meio da fase, haverá um caminho com uma bifurcação para cima e para baixo. Pegue a de cima e entre no túnel. Você entrará numa sala com vários abismos e lançadores de chama. Caia no terceiro abismo, pois ele na verdade é uma passagem secreta. Pegue o tele-transporte e você será transportado para um local, onde a quinta esmeralda estará lhe esperando.




 Sky Base - Outra fase inédita. Sonic finalmente chega na base de Robotnik e está a um passo de derrota-lo. A fase é desafiante, cheia de raios e vendavais. No segundo ato, não existe Rings o que dificulta demais. Chefe: Finalmente a batalha final. É um chefe bastante irritante. Robotnik está protegido por um vidro blindado. O objetivo é acertar esse vidro oito vezes. Porém, dispositivos que criam uma barreira elétrica, além de um tiro concentrado que o gorducho solta, complicará bastante sua vida. Desvie deles e evite chega próximo da barreira. Quando surgir uma oportunidade, acerte-o sem dó. É difícil derrotá-lo e você poderá gastar muitas vidas e continues nele. Após oito batidas, o vidro quebra e você terá de correr atrás de Robotnik. Logo após a corrida, você assistirá ao final do game. O mais interessante, é que você ganha uma pontuação por ter pego as esmeraldas do caos, vidas e por ter freqüentado o Special Stage, o que não existia na versão de 16 Bits. Esmeralda: Assim que começar a fase, abaixo de sua plataforma, existe uma pequena plataforma que voa. Pule nela e vá seguindo o caminho pelas outras plataformas, tomando cuidado para não cair. Pule nas escadas e pegue uma vida, depois volte para as plataformas flutuantes. Uma delas irá te levar a um lugar com uma outra plataforma, que movimenta-se verticalmente. Pule nela e depois pule de volta para o avião. A última esmeralda estará na sua frente.




Estágios Especiais:


Não pense que os estágios especiais sumiram na versão 8 bits. Eles aparecem no jogo lhe trazendo um outro objetivo: coletar muitas Rings para ganhar vidas e pontos e destruir o monitor que lhe dará um Continue. Os estágios especiais se passam num local infestado de molas e obstáculos. Cada mola te impulsiona de uma maneira diferente, fazendo com que você possa rebater em alguns obstáculos, ou pegar muitas Rings.         

  Os estágios especiais tem uma função diferente da versão 16 Bits. O objetivo deles é coletar monitores de Continue espalhados dentro deles. Para acessá-los, precisa possuir de 50 até 99 Rings ao passar pela roleta. Uma figura com um ponto de exclamação indicará o Special Stage. Eles são bem diferentes da versão de Mega Drive, sendo bem mais divertidos. São recheados de molas e obstáculos que fazem Sonic quicar, sem contar das Rings espalhadas pelo meio do caminho. Tente coletar o maior número de Rings possíveis para ganhar vidas, além de destruir os monitores de vidas. Os monitores de Continue são escondidos e chatos de pegar. Use molas de cor diferentes, pois cada cor lhe dá um impulso maior. E não se esqueça de chegar até a roleta, no final do Special Stage, antes que o tempo acabe, senão o seu trabalho será em vão.




Diferenças entre o console e o portátil:

  O Game Gear e Master System possuem algumas diferenças, apesar do título ser o mesmo e possuírem as mesmas fases e sistema. As diferenças são:

Gráficos: O sprite de Sonic da versão de Game Gear é mais achatado e estranho do que a versão de Mega Drive, e alguns cenários receberam uma pequena modificação.

Chefes: Os chefes da versão de Game Gear são mais fáceis. Na versão de Master, não é possível pular e alcança-los, a menos que ele desça e tente lhe atacar. Na versão de Game Gear, é possível ataca-los enquanto eles estão num lugar mais alto.




Curiosidades:

Bridge Zone: A Bridge Zone é uma fase inesquecível, tanto pela sua dificuldade quanto por ser a única fase do Sonic em que a tela move-se sozinho. Uma banda americana, lembrando os bons tempos do jogo, fizeram uma versão da música, com guitarras e baterias. A versão foi bastante conhecida e seu download esteve presente na Power Sonic. É uma pena que hoje essa música seja uma raridade.

Power Sneakers e Invencibilidade: o monitor de Power Sneakers ou Speed Shoes (o tênis que dá velocidade) só aparece uma vez neste jogo. É na fase Green Hill Zone Ato 1. Já o monitor de invencibilidade só aparece duas vezes no game: no alto da Green Hill Zone Ato 1 e Labyrinth Zone Ato 2.

Shield no ato 2: Sonic 1 foi o primeiro jogo do Sonic em que o Shield prossegue no ato seguinte. No Mega Drive isso só veio a ocorrer novamente no game Sonic 3.

Manual incompleto: no manual de instruções do jogo a lista de badnicks tem um que não apareceu no jogo o Roller e outros que nem sequer foram citados e que aparecem no jogo como Yadrim, Orbinaut e Mechabomb. Colaboração de Guilherme.

Jungle Zone Act 2: a fase Jungle Zone em seu ato 2 tem algo peculiar nos jogos do Sonic: é a única zona que rola na vertical, ou seja, ao invés do personagem ir da direita à esquerda, o personagem tem que ir subindo entre obstáculos. O mesmo conceito foi usado no jogo Sonic Jump e Sonic Jump 2 para celular. Na versão do Master System, assim como em Sonic Jump, se você cair, você morre. Já na versão do Game Gear, é possível cair, voltando ao início da fase. Colaboração de Guilherme.

Marcador de Vidas: nas fases o marcador de vidas contém apenas um caractere, que vai até 9. Nos mapas são dois caracteres. Quando se passa de 10 vidas, no Mapa exibe corretamente, porém na fase, o marcador fica parado em 9.


Imagens do Beta na capa:(acima) Na capa brasileira do jogo é possível ver imagens do protótipo do jogo.



Ficha Técnica:
Nome: Sonic the Hedgehog
Plataforma: Master System e Game Gear
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Japonês (JAP) ou Inglês (US)
Data de Lançamento: 25/10/1991 (Brasil)




Nota Geral:



Nenhum comentário: