Entrevista do site Sonic Retro com Jun Senoue no Summer of Sonic 2012


A série Sonic the Hedgehog sempre é lembrada por suas belas trilhas sonoras, desde os clássicos até os jogos mais recentes é realmente difícil achar algum jogo do Sonic que possua um trilha sonora ruim.

Sempre que o assunto são as músicas dos jogos do Sonic, um dos nomes mais lembrados é o de Jun Senoue. Seja por seu trabalho com Johnny Gioeli, no Crush 40, ou por seu trabalho individual.

E, durante o Summer of Sonic deste ano, Jun Senoue concedeu uma entrevista ao pessoal do site Sonic Retro, a qual nós do Soniclub traduzimos para o português, e vocês que nos prestigiam com suas visitas, poderão acompanhar abaixo.

Sonic Retro: Como você começou a compor músicas, e especificamente como você começou a compor músicas para videogames?

Jun Senoue: Na verdade eu era um grande fã de jogos da Namco, jogos de arcade como Mappy, de meados dos anos 80. Depois eu me afastei um pouco dos videogames. No início dos anos 90 eu estava surpreso com o Sonic the Hedgehog para o Mega Drive. Eu entrei Sega em 1993. Eu apenas apresentei algo para Sega e eles aceitaram. Eu fiquei realmente surpreso, aqueles eram meus jogos favoritos! Essa foi uma grande oportunidade para me juntar a Sega, e felizmente eu tive a oportunidade de fazer parte da equipe de música do Sonic 3 no primeiro ano da minha vida na Sega.


Sonic Retro: Há alguns músicos que te inspiraram? Como você cresceu?

Jun Senoue: Eu era um grande fã de uma banda pop do Reino Unido chamada Duran Duran, e que foi a razão de eu começar a tocar baixo desde que eu tinha 14 anos. O baixista para eles parecia muito mais legal do que o guitarrista! Também toquei  teclado por um bom tempo, mas eu achei que o tecladista e o baterista ficam muito atrás no palco. As pessoas na frente do palco eram muito mais ativas, e eu só queria ser uma parte disso. Então, eu comprei um baixo, por causa do John Taylor, do Duran Duran. Mas depois que descobri que alguns guitarristas tinham bons solos de guitarra no meio das canções, e eu pensei "Oh, isso é o que eu quero fazer!", então eu mudei do baixo para a guitarra quando eu tinha 15, ou 16 anos. Então, sim, Duran Duran era uma das minhas bandas favoritas quando eu era jovem, e também algumas bandas de hard rock e metal.



Sonic Retro: Quando você está fazendo um jogo do Sonic, o quão longe no projeto você tende a juntar-se ao desenvolvimento?

Jun Senoue: Depende do projeto. Às vezes eu trabalho com a equipe de cima, desde os primeiros passos, mas, às vezes não. Quando eu trabalhava com o Sonic Team USA em San Francisco, estávamos em uma equipe muito pequena onde eu tinha trabalho a partir do primeiro passo, então eu não sabia tudo sobre os jogos.Para Sonic & the Black Knight, juntei-me ao longo de um ano após o início do projeto, o que significa que no primeiro ano não havia nenhuma música, apenas um espaço reservado para as músicas e efeitos sonoros para checar a engine. Em alguns pontos era bom para mim já que eu podia ver um projeto muito mais concentrado, lotes de arte visual prontos, por isso era muito mais fácil ver como eram as fases e imaginar que estilos de músicas ficariam bons.



Sonic Retro: Você já pediu para compor uma música para um estágio sem vê-lo antes?

Jun Senoue: Eu gosto de compor uma música depois de jogar alguma coisa. Isso significa, então eu posso sentir as coisas, o quão fácil ou quão difícil é a fase - eu posso obter muitas informações. Mas às vezes eu preciso compor músicas apenas com a arte-conceito da fase - apenas uma tela, ou mesmo uma simples ilustração. É muito difícil para mim, mas às vezes é uma boa inspiração para o outro. Às vezes eu preciso fornecer música primeiro, e os artistas, programadores, e designers de nível podem inspirar-se na minha música - como o ritmo que deve-se sentir, ou sobre algumas estruturas. É um bom tipo de relacionamento com a equipe.



Sonic Retro: Quando você estava compondo a música para Sonic Generations, você estava trabalhando com músicos de todo o mundo - como Richard Jacques, Cash Cash e outros. Como foi o processo de trabalho em equipe a nível internacional?

Jun Senoue: Quanto a Sonic Generations, a primeira vez que ouvi sobre os níveis teríamos - Green Hill o primeiro, Casino Night o segundo - e então eu ouvi sobre os diferentes estilos de Ato 1 e Ato 2. Então eu só peguei os estilos de música que eu queria chegar e eu fiz uma lista dos músicos com quem eu queria trabalhar. Eu fiz alguns telefonemas, mandei algumas coisas via e-mail, e sim, nós conseguimos falar com todos eles. Na verdade, eu esperava que pudesse juntar-me com Nakamura-san, para fazer uma versão alternativa, mas ele não estava disponível.

Você tem alguma música favorita do Sonic Generations?



Sonic Retro: Eu acho que ambas as músicas da Crisis City são ótimas, e eu também gostei da nova versão do Open Your Heart.

Jun Senoue: Quanto a Open Your Heart, eu fiz equipe com Julien-K várias vezes, para o tema do Team Dark em Sonic Heroes, e para músicas do jogo Shadow the Hedgehog. Uma vez que Julien-K é uma espécie de projeto paralelo do Amir e do Ryan, eles também estavam ocupados, trabalhando com o cantor do Linkin Park, este foi realmente um projeto que apoiou esse projeto, Dead By Sunrise. Amir e Fu começaram um projeto de remixagem chamado Circuit Frequency, de modo que eu me uni com eles para remixar Open Your Heart. Originalmente, eles remixaram com as minhas guitarras originais que eu fiz ... 14 anos atrás? Em 1998. Mas depois que eu verifiquei o remix, eu decidi regravar as guitarras  e eu toquei junto com o remix, então eu regravei a coisa toda do início ao fim. Foi muito divertido!
Crisis City foi feita pelo Tomoya, ele foi o responsável por um monte de coisas para o Sonic 2006, Sonic Unleashed, e também para o Sonic Colours. Ele me disse que tinha idéias para ambos os atos, clássico e moderno, então ele fez Crisis City por si mesmo. Ele fez um trabalho fantástico. Eu gosto também da Rooftop Run, ambas as versões são ótimas.


Sonic Retro: Uma última pergunta, já que estamos com pouco tempo - de todas as músicas que você compôs para jogos do Sonic, qual é a sua favorita?

Jun Senoue: Aaahh! Quanto à música Sonic, What I’m Made Of é uma das minhas preferidas. Foi a música que eu compus para o tema do Sonic Heroes no início, mas eles rejeitaram isso! Eu queria manter aquela música, então depois de compor a música tema de Sonic Heroes - uma música muito mais cativante e otimista, que é o que eles queriam na época - eles precisavam algo que se encaixasse com o último chefe. Então eu disse "hey, este é o meu tema antigo, mas fica melhor para o último chefe" e re-apresentei a idéia básica por trás de What I’m Made Of. Eu pensei "Vou fazer esta canção para o último chefe!". Essa é uma de minhas grandes memórias, lutando com a equipe!

Também tem Live and Learn e Escape From the City, essas duas são incríveis para mim, e incríveis para os fãs também, eu tive muitas experiências boas tocando essas duas músicas nos Estados e aqui no Reino Unido, e eu comecei a ter um feedback positivo . Às vezes ouço pessoas que não puderam participar desses eventos, dizer: "Ei, venha para o Brasil", "Vem para a América do Sul!", "Vem para a Alemanha", portanto há comentários muito positivos para essas músicas!

Fonte: Soniclub

Nenhum comentário: