Análise Sonic The Hedgehog 4: Episode 1

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Análise feita atrávez da versão PS3 do jogo. Em 2009 através de um trailer a Sega anunciou a chegada de um novo do Sonic, mas seu diferencial é que seria totalmente em 2D, os fãs deliraram porque depois de 15 anos Sonic finalmente voltaria a ser como era antes, aquele Sonic rápido em fases super divertidas e desafiantes e que pararia aquele cículo de jogos ruins com novos personagens jamais vistos em outros jogos e histórias nada á ver Sonic.

Enfim, foi tão boa a notícia que Sega decidiu se didicar bastante ao jogo e até pediu várias vezes ajuda aos fãs para decidir várias coisas como personagens, badnicks presentes no jogo e até algumas estruturas das fases.

Pouco depois foi anunciado que se chamaria Sonic 4 e que definitivamente acabaria com o Sonic Cycle (cíclo de jogos ruins do Sonic) e que seria dividido em episódios, esta Review é sobre o episódio 1 lançado em Outubro de 2010.


Novidades do game:

O game traz uma jogabilidade totalmente diferente das ultimas vistas, agora temos velocidade, fases que lembram o estilo antigo, sem falar dos badnicks, espinhos, monitores de verdade, plataformas que flutuam e os três acts para cada zona, mais um chefe separado, enfim exatamente como era no Sonic antigo.

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Ainda temos os famosos loops e as placas com a cara do Eggman que quando passamos vira do Sonic quando ganha a fase. Os monitores são iguais os antigos, temos o de 10 anéis, monitor de vida, monitor com o sapato pra deixar mais rápido, de invencibilidade e escudo verde bem distribuídos nas fases e se ganhar com mais de 10.000 pontos ganha-se uma vida extra.

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Ah, ainda temos um novo "World Map" que atráves dele podemos acessar todas as fases, incluindo Special Stages. Só pra constar é possível também ir jogando todas as fases de maneira consecutivas ou jogar uma e voltar para o mapa.

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Jogabilidade:
Apesar de toda a física muito bem feita do jogo, existem pequenos problemas nelas que podem encomodar, como por exemplo, a animação dele andando que demora muito para virar a dele correndo e infelizmente e jogabilidade um pouco mais pesada do que deveria.

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O Homing Attack que também está presente no jogo é na verdade muito útil durante todo o jogo e na verdade é muito bom, sem ele pelo menos eu acho que o jogo ficaria mais sem graça e diferentemente do que muitos dizem ele não torna o jogo fácil, em muitos momentos ele pode até atrapalhar quando mira no objeto errado ou nos chefes que e deixa um tempo imobilizado após usar.


Fases:

O jogo totaliza-se em 4 zonas com 3 acts mais 1 chefe cada e o final boss, totalizando-se 13 fases sem contar os Special Stages.

Splash Hill Zone:
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Cenário tropical que lembra bastante a Green Hill com várias palmeiras, flores e até os mesmos badnicks, no ato 2 temos cipós para nos levar á lugares mais altos e no 3 novos objetos que não tem nos outros acts. O Boss é extremamente parecido com o primeiro de Sonic 1, onde Eggman carrega aquela bola, só muda alguns ataques dele, 8 batidas e ele é derrotado.

Casino Street Zone:
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Uma bela fase noturna onde você passa por lugares que lembram casinos, com várias cartas, as máquinas de caça-níqueis que eram bastante fomasas nos antigos jogos de Sonic, onde é possível ganhar e perder anéis e dependendo do que tirar pode ganhar pontos de score também, isso no Act 1, no 2, estão as cartas que mencionei no início que quando Sonic passa por elas, aparece ou uma cara do Sonic ou 10 anéis ou o rosto do eggman, se você tirar três caras do Sonic você ganhará uma vida, 3 de 10 anéis ganha-se 10 anéis e Eggman não dá nada, e por final no Act 3 tem os canhões. O chefe é igualzinho da Casino Night só que mais fácil, 8 batidas e ele é derrotado.

Lost Labyrinth Zone:

Lost Labyrinth é uma fase bem similar á Libyrinth Zone de Sonic 1 (áquela fase aquática), mas em Sonic 4 ela se passa por ruínas, no Act 1, você passará por essas pedras que aparecem na imagem, tendo que rolar por cima delas também, no Act 2 ficará tudo escuro e você só tem uma tochinha para iluminar e acender dinamites para liberar os caminhos, enquanto no Act três é uma fase aquática muuuito parecida com Sonic, tem incluindo aquela parte das correntesas que nunca acabam. O Boss é o Eggman que fica em sua máquina de costume e derrepente erguem-se duas paredes e ele começa a fazer aparecerem outras para esmagá-lo e você deve escapar e batar nele, 8 batidas para vencer.

Mad Gear Zone:
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Baseada na Metropolis Zone, Mad Gear se passa por uma enorme fábrica (Base do Eggman), os inimigos são praticamente os mesmos de Metropolis Zone, no Ato 1 tem-se máquinas que soltam vapor para te empurrar, aquele famoso elevador que te leva pra outro lugar e algumas outras máquinas que podem acabar esmagando, no Ato 2 temos essas rodas da imagem onde Sonic deve correr em cima delas para girá-las, assim chegar a algum outro lugar ou colidir com outra roda para faze-la girar também e abrir alguma porta, no Ato 3 Eggman finalmente percebe sua presença e três vezes durante a fase inteira terá que correr que nem um loco se quiser fugir de uma parede que tenta esmagá-lo, que nem aquela do Sonic 3 zona act 2 no início da fase. O chefe é o mesmo de Metropolis, a diferença é que não pode encostar nos pequenos balões de Eggman, é derrotado após 8 ataques, e depois de derratodo vem uma perseguição estilo Sonic Advance 2 nos chefes e finalmente após mais 4 batidas é derrotado.

E.G.G. Station Zone:
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Sonic subirá num foguete com os rabos do Tails aparecendo em uma parte do foguete para correr atrás de Eggman em um pequeno cut-scene. E.G.G. Station é uma zona com apenas este final boss, onde quando começa terá que reenfrentar todos os quatro chefes novamente, só que eles estarão mais difíceis só que deve-se bater apenas 4 vezes em cada um, que nem no penultimo de Sonic Advance 2.

Agora virá a segunda parte, quase igual ao de Sonic 2, onde você persegue Eggman e ele entra dentro deste enorme robô, você deve bater na barriga dele e quando ele voar ficar correndo da mira que aparecer que indica aonde ele vai cair, bate várias e várias vezes nele, até que ele fica que nem a imagem mostra e fica mais difícil ainda onde não deve-se bater nele, se não perde anéis, aguarde o momento que ele soltar a garra dele para bater na garra que voará em direção ao Eggman e irá deixá-lo paralizado, aí você aproveita para bater, bater até que em determinado momento ele voa e a mira fica meio doida, aí você persegue-a, vai até onde Eggman caiu, bata nele e fuja como se sua vida depende-se disso e fim, jogo zerado \o/.


Gráficos:
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Este é um ponto um pouco difícil de analizar, devido eles serem bons, muito bons, mas as texturas deixam-o estranhos, como o chão de Splash Hill que parece ser feito de plástico e o próprio Sonic não é aquele mesmo do site de Sonic 4, sua pose é um pouco diferente e é mais cartunesco como mostra todas as imagens, os inimigos estão certamente iguaiszinhos ao do site.

Mas só de pensar em um jogo de gráficos lindos e estilo antigo, esses dois juntos ficam meio estranhos juntos, uma sensação de vez em quando desagrádavel, mas com o tempo acostuma.


Special Stages:
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Estão em estilo Sonic 1, apenas com algumas mudanças, agora você controle o cenário ao invés do Sonic, deixando um pouco mais difícil e Sonic sempre ficará no meio da tela, agora você terá que se preocupar em pegar vários anéis, porque existem algumas barreira, como podemos ver na imagem que só permitem a passagem com um determinado número de anéis e no meio delas mostra quanto anéis faltam para ela abrir. Como podemos ver na imagem também há um tempo para se vencer o Special Stage então deve ser bastante rápido também e cuidado com as esferas vermelhas com este símbolo "!" que fazem automaticamente sair do Special Stage.

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Apesar da simplicidade vencer os Special Stages é uma tarefa muito difícil, no primeiro já fiquei um tempão tentando para vencê-lo, o mesmo para os outros. Como no antigo a esmeralda estará te esperando no final do estágio pegue-a e fim.


Super Sonic:
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Finalmente Super Sonic em TODAS as fases \o/. Ao coletar 50 anéis e apertar triângulo ou quadrado (no PS3), Sonic se transformará em Super Sonic executando uma pequena animação como mostra a imagem. Super Sonic possui as mesmas abilidades de Sonic, é invencível, só morrendo afogado ou esmagado.

Sua velocidade é incrivelmente maior que a de Sonic podendo assim ganhar as fases muito mais rapidamente e para compensar a perda de anéis ele dá muito mais score que Sonic ao matar inimigos, assim tem uma fila de 5 badnicks, com Sonic os pontos seria nessa ordem: 100, 200, 400, 800 e 1600 pontos, como Super Sonic é: 400, 800, 1600, 3200 e 6400 pontos.

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Infelizmente é impossível ganhar vida de anéis com ele, e os escudos podem ser pegos com ele e ficam visíveis (outro erro da Sega), mas em compensação á não poder ganhar vida de anéis os poderes de invencibilidade viram monitores de vida, enfim Super Sonic ficou ótimo e está em estilo meio Unleashed com os espinhos bastante pra cima e uma áura amarela em volta.



Curiosidades:
Zona desmentida: Aparentemente o final boss seria no espaço e somente jogável com Super Sonic, lembrando os velhos tempos de Sonic e Knuckles, mas ela não existe no jogo e até foram lançadas imagens que comprovam que esse boss iria existir, mas parece que a Sega quis fazer algo diferente e mudou depois.

Confiram as imagens:
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Foguete com os rabos do Tails: Antes de chegar ao final boss aparece um pequeno cut-scene de Sonic subindo em um foguete com os rabos do Tails para seguir Eggman até o espaço, e até agora esta é a única referência á Tails no jogo.


Conclusões:

Sonic 4 realmente é um jogo bom que deixou muitos fans contentes pelo fato da Sega estar indo na direção certa e tentando trazer de volta o verdadeiro Sonic, mas não é como todos esperavam e faltaram zonas extras para ter maior diversão e aproveitamento do jogo.

Temos os Leaderboards onde você pode deixar seu score e record de Time Attack marcados nele, e em minha opinião as músicas ficaram ótimas, melhor impossível!!!

Enfim, se gosta de Sonic poderá gostar também desse jogo e perder alguns poucos minutos pra zerar, porque o jogo é extremamente curto, mas vale a pena pra qualquer fan.


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