Análise Sonic Unleashed PS3/XBOX 360

Lançado em 2008 Sonic Unleashed manteve sua produção a maior parte do tempo em segredo sendo que somente depois de muito tempo publicaram-se imagens das fases de dia do jogo como principalmente Spagonia e Mazuri, o jogo ainda não havia sido mencionado pela Sega, mesmo assim os fãs ficaram muito contentes pelo estilo do Sonic (parecer-se mais com o antigo), a mistura de duas jogabilidades a 2D e 3D e pelas belas fases, com cenários cheios de vida e muito bem feitos aliás.

Mas toda aquela alegria foi por água á baixo quando foi revelado a nova transformação de Sonic, chamada Werehog, que seria uma versão lobisomem de Sonic que aparece somente durante a noite e possui uma jogabilidade totalmente distinta de Sonic, focada em batalhas.

Novidades do game:
 http://images.psxextreme.com/screenshots/ps3_sonic_unleashed/ps3_sonic_unleashed_57.jpg
Sonic Unleashed possui diferencialmente de todos os outros jogos de Sonic uma mistura de jogabilidades 2D e 3D, onde a maior parte do jogo é 3D, mas ainda temos muitas partes em 2D, a jogabilidade em 3D possui uma certa semelhança com Sonic and the Secret Rings, enquanto Sonic corre extremamente rápido, acredito que seja o mais rápido desde os jogos 3D e tem toda sua jogabilidade moderna, com Boosts, Light Speed Dash e Homing Attack.

Enquanto a jogabilidade de noite aparenta ser uma mistura de God of War e Devil May Cry, pelo fato de Werehog não ser rápido e ter que derrotar inimigos ao invés de correr, com seus braços elásticos parecendo as blades de Kratos e a espada de Dante. As fases do Werehog são mais para puzzles por também ter que pensar um pouco para resolver alguns enigmas que vão se complicando com o tempo.

Desta vez Sonic tem que restaurar o mundo todo que Dark Gaia destruiu após Eggman despertá-lo, porisso você correrá por diversas fases inspiradas em nosso mundo real mesmo como: Apotos - Grécia, Spagonia - Itália, Mazuri - África, Chun-nan - China, Holoska - Antártica, Adabat - Havaí, Empire City - EUA, Shamar - Índia, tendo apenas Eggmanland como um lugar fictício. E Sonic deve percorrer por todos os lugares e restaurá-los para seus antigos lugares.

Outra novidade que se destaca nas fases é a presença de itens como Artbooks, Videotapes e Soundtracks que estão espalhados tantos nas fases como nos Gaia Gates, adquirindo eles é possível no laboratório do professor rever Soundtrakcs de fases, villages, rever os cutscenes e desenhos dos personagens e fases.

O joog também possui as medalhas do sol e da lua que estão dristribuídas nos villages, Gaia Gates e fases, elas servem para poder acessar as fases comuns e outras extras, elas estão divididas em níveis, ou seja, quando mais medals tiver maior será o seu nível sendo o nível 7 o máximo possível, aí pode perceber que nos Gaia Gates, nos portais que te levam para a fase terá um número, ele indica o nível que as medalhas devem estar pra poder entrar na fase.

Mais outra novidade seria os upgrades, Sonic e Werehog possuem abilidades que podem ser upadas conseguindo experiência ou EXP (Experience points) ao derrotar chefes, inimigos ou até comer ou beber alguma coisa, Sonic possui apenas Speed - Velocidade e Ring Energy- Barra de Boost. Já o Werehog possui Combat- Abilidades de combate, Strength- Força, Life- Energia, Unleashed- Barra de Unleashed e Shield- Barra de Defesa.

História:
http://www.primotechnology.com/wp-content/uploads/2008/03/sulsplash.jpg
Uma grande frota de naves estava sobrevoando o espaço. Todas elas pertencentes ao Dr. Eggman. Seu plano, não explícito no game de começo, esta prestes a ser interrompido por Sonic...como sempre! O ouriço mostra sua velocidade alucinante, desviando de robôs e destruindo outros até que finalmente é pego por Eggman, utilizando uma potente máquina. Sem pensar duas vezes, Sonic utiliza o poder das Chaos Emeralds e se transforma em Super Sonic, destruindo a máquina em poucos segundos e começando uma grande perseguição contra Eggman.

Sem ter por onde ir, Eggman para numa sala com sua nave e é abordado por Super Sonic. Eggman tenta fazer um pedido de desculpas um tanto quanto esfarrapado para o ouriço, que já está cansado de toda essa situação. Mas o que Sonic não sabia é que tudo fazia parte de um grande plano. Eggman sorrindo desarma sua armadilha e cria um campo de força no qual Sonic não consegue fugir, mesmo estando em sua forma super. Após tentativas sem sucesso, Eggman aperta um botão e inicia talvez um de seus processos mais malignos: As energias das esmeraldas revertem a forma super de Sonic para uma forma parecida com um lobo, chamada de Werehog. Além disso, a arma destrói a terra em sete pedaços e dentro do núcleo dela aparece um gigantesco e maligno mosntro: Dark Gaia. Werehog tenta segurar-se com força diante de uma porta aberta na nave de Eggman, mas falha e cai na terra dividida em pedaços.

Apesar da queda gigantesca, por incrível que pareça, Werehog fica vivo. Após a queda, a poucos centímetros de distância dele, junto das esmeraldas, um pequeno ser está desacordado. Ao abrir os olhos e ver Werehog, a primeira reação do pequeno bicho é fugir. Mas depois de perceber que Werehog não queria comê-lo, os dois acabam conversando e o ser revela que sofreu uma amnésia, não lembrando seu nome e porque estava deitado naquele local. Os dois prometem ajudar um ao outro para descobrir uma forma de reverter o que aconteceu com Sonic e descobrir quem o pequeno bicho realmente é. Pouco tempo depois, o sol começa a raiar e algo inusitado acontece: A maldição de Sonic passa e ele volta ao normal. Mais tarde ele irá descobrir que sua maldição apenas o afeta de noite. Além disso, descobrirá também uma forma de fazer o planeta voltar ao normal, com a ajuda de seu pequeno amigo, apelidado de Chip, que possui um grande mistério e importância em relação a toda essa tragédia que Eggman cometeu
Primeiras impressões:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8oyPQYyOC2cFgq5Yb3tjnT9Ihf1Uo5vAnHFrd94uqTXfc2XKaUEmrPwZX2n7C7eFzxQFHfu8i6XFjaxPwXc-T7UijI7FH5ComTtyTelZMu1CPWxk9c_SkBkmrukDkZ6mXeInd3N1JPIg/s1600/Unleashed.png
Ao iniciar o jogo com Sonic você sente algum desconforto com a jogabilidade um pouco descontrolada e extremamente rápida, você leva alguns stages para se acostumar completamente com isso, mas também fica impressionado com a qualidade gráfica do jogo, e também pela sua própria engine, feita desta vez com bastante cuidado pela Sega. Até aí está tudo ótimo você passa por Apotos Act II, mas aí chega o problema Werehog.

Não que a jogabilidade dele seja ruim ou chata, ela é boa sim, mas um fan de Sonic acharia um encomodo você estar jogando Sonic, mas parece estar jogando God of War --'. Werehog ocupa apenas 40% das fases do jogo, mas ainda assim é um tormento ter que passar 10 minutos na fase dele, enquanto passa 4 minutos em cada fase do Sonic, realmente desanima.

 Gráficos:
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2009/007/reviews/945570_20080108_790screen015.jpg
Não há o que se dizer dos gráficos desse jogo, são simplismente perfeitos, muito melhores do a maioria das imagens e vídeos demonstram, você fica maravilhado com o quão bem feito foi cada mínimo detalhe do jogo. Os próprios personagens foram muito bem feitos, as texturas não são quadradas e são muito bem trabalhadas. Mas as sombras deixaram á desejam, pelo fato de serem totalmente pixializadas e em Eggmanland você nota uma falta de trabalho, os gráficos são muito repetidos e estranhos em diversos lugares.

Jogabilidade:
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2009/007/reviews/945570_20080108_screen053.jpg
Sonic: A jogabilidade é um tanto quanto bastante leve o boa para ficar se locomovendo, principalemnte nos villages ^^. correndo normal Sonic fica muito lento, não sendo possível chegar em um bom tempo ao final da fase ou conseguir impulso para chegar nos melhores atalhos, para isso Sonic deve usar o boost que aumentará muito sua velocidade, mas deixando meio difícil de se enxergar para alguns e também e fica meio sem controle, ou seja, fica meio dificil de controlar o Sonic ainda mais para os lados, então você ficará dependendo drift para poder fazer certas curvas com perfeição ou no mínimo não bater na parede.

Sonic também tem o Quick Step que fará uma pequena e rápida esquiva para a direita e para a esquerda, com essas esquivas podemos nos esquivar rapidamente caso algo como um barril de espinhos venha na sua direção ou ataques de inimigos. Light Speed Dash também está presente no jogo e quando tiver uma trilha de anéis, segui-los até o final, mas esta abilidade só pode ser liberada em Shamar. Também tem o Stomping onde quando Sonic estiver no ar ele cairá com tudo, o ataque serve pra por exemplo alguns botões que necessitam de alguma força extra para serem apertados.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,15735186-FMM,00.jpg
Werehog: A jogabilidade de noite é totalmente diferente, Werehog corre de maneira super lenta e pode esticar seus braços e pernas para poder atacar os inimigos que estão um pouco mais distantes. Werehog pode agarrar inimigos, variar entre ataques fracos e rápidos e fortes e lentos. Mesmo com a jogabilidade muito bem trabalhada, isso não é Sonic! Chega a até ser empolgante jogar com Werehog, mas enjoa após um tempo e cansa por ter inimigos em excesso na fase.

Werehog possui também o modo Unleash que o deixa mais rápido, forte e defensivo, mas acaba muito rápido e somente pode ser reenchida com os orbs roxos que saem ao derrotar os inimigos.

Problema versão PS3: Ocorre principalmente no PS3, mas também há um pouco no XBOX 360 quando não está instalado no HD. Este problema chama-se Lag, significa que a velocidade do jogo começar a sofrer constantes alterações deixando o jogo travando em diversos momentos, isso é muito chato e desapontante para os jogadores, de noite por exemplo é bastante comum rodar travando um pouco.
Villages:
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2009/007/reviews/945570_20080108_screen003.jpg
Os Villages seriam as cidades ou lugares que representam o lugar do planeta onde você estará. além dele dar-lhe acesso ao Gaia Gate ou Entrance Stage ele serve para conversar com as pessoas, fazer missões com as pessoas, comprar comida ou outros itens e até exorcisar pessoas sobre efeito do poder de Dark Gaia.

Geralmente os lugares são bem pequenos, mas podem haver excessões também e Sonic e Werehog possui algumas de suas abilidades impedidas, como a velocidade de Sonic que é bastante reduzida e os combos de Werehog, deixando assim mais fácil de se jogar nos villages.
Entrance Stages (Gaia Gates):
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2009/007/reviews/945570_20080108_screen004.jpg
São outras áreas que representam a fase que jogará que nem nos villages, mas agora você está totalmente livre, podendo correr novamente á 1000 por hora e bater de todas as formas que quiser, mas, sua funcionalidade além de esconder itens como teas que devem ser entregues á uma determinada pessoa ou bolas de critais, entrou outros itens, é dar acesso as fases.

Eles geralmente são meio pequenos também, mas também tem algumas excessões, como a imagem mostra esse é o Gaia Gate de Chun-nan, onde dentro daquela casa está o Act1 Night e para acessá-la somente trocando o Gaia Gate de dia para a noite.

Fases:
As fases de Sonic Unleashed são incrivelmente lindas e bem feitas, todas cheias de detalhes que dão um ar mais natural ao jogo, são no total 7 continentes com 9 localidades.
Apotos: Windmill Isle
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2008/136/945570_20080516_screen001.jpg
É a primeira fase do jogo, inspirada na Grécia possui gráficos e cenários muito bonitos, cheios de detalhes e traz vários itens para serem pegos como vídeos, artbooks e músicas, e seu tutorial é um pouco diferente dos apresentados nas versões PS2/Wii, a fase tutorial do jogo é curta e você pode ir jogando enquanto Chip vai explicando os maiores detalhes, isso inclui na fase night.
Mazuri: Savannah Citadel
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2009/007/reviews/945570_20080108_screen041.jpg
Fase baseada na África, mas na parte das selvas, agora as fases estão um pocuo mais difíceis e longas que em Apotos, enquanto que aparecem novos inimigos e várias outras formas de jogabilidade. Esta é uma fase que abusa um pouco de quedas mortais, então tem que tomar bastante cuidado, pois qualquer erro pode ser fatal.

A fase da noite não muda no requisito "buracos mortais", a fase é bastante curta comparada com a de outras fases e é bem fácil de passar também, mas vão entrar mais puzzles.
Spagonia: Rooftop run
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2008/339/reviews/945571_20081205_screen043.jpg
Baseada em países Europeus, Spagonia é uma das fases mais divertidas e graficalmente lindas e é onde está a universidade do Professor Picke, mas antes temos um pequeno minigame para chegar até Spagonia. Esta com Sonic é para mim a melhor fase do jogo, além de longa é extremamente divertida e emocionante.

Com Werehog ela é um pouco chata, mas ainda é bem legal e pode dar algumas dores de cabeça na parte do relógio, onde requer equilíbrio, pensamentos rápidos e paciência. 
Holoska: Cool Edgehttp://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2009/007/reviews/945570_20080108_screen020.jpg
Fase baseada no Alasca. uma fase bastante difícil, com presença de bastante água e baleias nas fases day, gráficos muito bons também e bastante diversão. As fases envolvem bastante água não-nadável, mas também são bastante divertidas tanto com Sonic como com Werehog, e ainda tem alguns objetos reaproveitados da versão PS2/Wii como o trenózinho que está presente, mas você tem bem mais controle sobre ele.

Em night, os inimigos estão mais fortes, mais dificeis de serem derrotados e as quedas podem atrapalhar muito também.
Chun-nan: Dragon Road
Image 111
Baseada na China, Chun-nan possui um nível de dificuldade muito grande em relação as outras fases, cheia de buracos e caminhos muito difíceis de se pegar. Agora de dia contamos com plataformas difíceis de se passarem a partes com água muito mais difíceis do que em Holoska.

Na Fase Night Tem muita água e vários caminhos secretos para serem descobertos, quantidade de inimigos é razoável e possui muitas quedas que podem te matar.
Shamar: Arid Sands
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2008/294/945570_20081021_screen001.jpg
Baseada na Índia, Shamar é uma fase deserta de nível nem tão difícil, mas inimigos muito mais poderosos e tiram muita energia com Werehog e vários caminhos secretos, tanto Day quanto Night. Em day é também uma fase bastante divertida, cheia de atalhos e caminhos secretos, bastante inimigos e super divertida pra se jogar.

Night é uma fase bastante interessante também, bem longa aliás, mas também difícil para quem for jogar pela primeira vez, por conter puzzles com chaves e obstáculos com fogo.
Empire City: Skyscraper Scamper
http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2008/339/reviews/945571_20081205_screen010.jpg
Fase baseada nos Estados Unidos da América-EUA, cheia de prédio muito altos, quedas que podem te matar durante a fase inteira tanto Day quanto Night e nível de dificuldade alto. De dia a fase possui muitas quedas e caminhos secretos e qualquer deslize errado pode levar em uma vida á menos.

A fase Night passa em cima de prédios incrivelmente altos, resolvendo enigmas e matando vários inimigos e pequenos chefes.
Adabat: Jungle Joyride
http://images.wikia.com/sonic/images/e/e0/AdabatJungleJoyride.png
Baseada no Havaí, Adabat possui várias partes de mata e água, sendo uma fase de nível muito difícil e várias quedas que podem te matar. De dia a fase é cheia de inimigos, anéis e dificuldade pela frente.

De noite a fase nem é tão longa, mas cheia de quedas, cachoeiras e muita água e com nem tantos inimigos.

Eggmanland
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2bh82nlr1PTlNmiF6x6Hvqh92ernh6dk1l9lm_x_R1bQlvndebkf7T3uqaJzTMv0chrU6xNZhq8x9CZ9BZZcSEJQ06iXLoAfjt5-FwvwhD8DJ1XxRv7zzWEnQHLe_sR0Gi0OwzoUNHKc/s1600/Eggmanland+2.PNG
Finalmente a última fase do jogo, a mais difícil e torturosa do jogo, ele se passa no ultimo continente que prescisa ser restaurado, mas antes também temos o minigame do Tornado para chegar até lá. A fase não se dividi mais em Day ou Night, é tudo junto, você começa jogando com Sonic, a fase é extremamente difícil e depois troca com uma ampulheta para Werehog.

A fase com Werehog também não é fácil e pode dar muitas dores de cabeça. A fase no geral é a mais longa do jogo e você pode demorar de 45 minitos á 1 hora para terminá-la.
Conclusões:
Em minha opinião Sonic Unleashed é um ótimo jogo e mesmo tendo o Werehog pra mim ele dá apenas um extra ao game, porque eu não consigo imaginá-lo sem o Werehog, pra mim ele até combina com o jogo, mas também sinto um pouco do contrário disso. Os gráficos o jogo supera todos os outros jogos do Sonic com gráficos muito bonitos e bem feitos.

Na parte sonora o jogo também não decepciona, com ótimos SoundTracks e efeitos de som também. A jogabilidade também é muito boa e confortável tanto Day quanto Night. Infelizmente faltou algum multiplayer e as missões são muito repetidas, sendo sempre a mesma fase, principalmente as do Hot Dog, onde deve-se jogar a mesma fase 9 vezes com Sonic e 6 com Werehog.

Enfim, se gosta do Sonic 3D, de bastante velocidade e jogos com combates irá gostar de Sonic Unleashed, mas se gosta do Sonic antigo este game pode decepcionar-te, mas o que vale é a diversão ou você curte ou você não curte.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijf9PJOB0ICM9-u5gS-Sat7zS3REalqQMhPpottDxc-sUlFmTxHdmUCrxrXC_NivhEYDJ8gYe1YKXnOfDU58vZanyNihbqHziJPiULsWIU9Br4SNBFgQ-owxBY1fdDONoaXPJHyYR4po4/s1600/8,8.png
Fonte: Power Sonic e GameSpot

Nenhum comentário: