Miles"Tails"Prower


Nome: Miles''Tails"Prower
Idade: 8 Anos
Altura: 80 cm
Peso: 20 kg
Sexo: Masculino
Espécie: Raposa
Ano de Criação: 1992


Após o grande sucesso que o jogo Sonic the Hedgehog fez, ficou decidido que haveria uma continuação e, assim como acorreu com Sonic, foi feito uma nova competição interna para decidir quem seria o parceiro do ouriço azul. A idéia que foi considerada a melhor, e conseqüentemente a vencedora, foi a de Yasushi Yamaguchi que esboçava uma jovem raposa de dois rabos. Yamaguchi queria que seu nome fosse "Miles", mas tal nome foi desconsiderado e ficou decidido que o personagem se chamaria "Tails". Descontente com isso Yamaguchi colocou o nome "Miles" na maioria dos backgrounds do novo jogo, no caso o Sonic The Hedgehog 2, e no final ele conseguiu que o nome da raposa ficasse como Miles "Tails" Prower, sendo que "Tails" seria seu apelido. Foi, então, criado o segundo personagem jogável da série Sonic.

  Tails é um dos principais personagens da série, fiel companheiro de aventuras e eterno admirador do Sonic. Sua primeira aparição foi em Outubro de 1992 no jogo Sonic the Hedgehog 2 para o Master System, mas só foi jogável na versão deste mesmo jogo para o Mega Drive que saiu um mês depois. Até hoje, Tails vem acompanhando Sonic em quase todos os jogos e com isso, ele é o segundo personagem da série que mais apareceu nos jogos do ouriço azul, desconsiderando Eggman.



Descrição de Tails:


Miles Prower é uma jovem raposa de 8 anos de idade, de olhos azuis e que possui uma peculiaridade: ele têm dois rabos! E devido a isto seus amigos da floresta o apelidaram de "Tails", mas suas caudas não são apenas enfeites, Tails pode girá-las como uma hélice de helicóptero para ganhar muito mais velocidade enquanto corre ou pode simplesmente usá-las para voar como um verdadeiro helicóptero. Durante muito tempo, algumas pessoas achavam que Tails fosse fêmea, isso devido aos manuais da Tec Toy da época do Sonic the Hedgehog 2, referirem-se ao Tails como "a raposa", sempre no feminino, mas isso é devido ao fato de raposa ser um substantivo feminino, ou seja, é sempre dito "a raposa" referindo-se tanto ao macho quanto a fêmea, portanto não existe "o raposo". Além das duas caudas, Tails também é muito inteligente, o que ajudou a desvendar mistérios ao longo dos jogos, e também é bom de mecânica, tendo vários inventos ao longo de sua carreira, como por exemplo: os aviões Tornado 2 e Cyclone, e um robô usado em Tails' Adventures que pode voar, se transformar em nave ou submarino, todos sendo de grande ajuda nas batalhas contra os vilões e que estão a altura do Dr. Eggman.



História do Personagem:


Tails estava triste e perambulava pela floresta quando de repente ele avistou um ouriço azul que corria com grande velocidade e podia girar feito uma verdadeira serra, e decidiu seguí-lo discretamente. Inicialmente, Sonic ignorou a raposa e decidiu correr a toda velocidade, porém nada adiantou, pois a raposa girou seus dois rabos como uma hélice e o alcançou. Impressionado com as habilidades da raposa ele permitiu que ela o seguisse. Mais tarde quando Tails avistou um avião parado na praia ficou encantado com ele, pois a raposa adorava coisas mecânicas, e logo começou a admirá-lo até que percebeu que o ouriço azul dormia no avião quando de repente, ambos avistarão uma enorme esplosão no meio da floresta, então Sonic, percebendo que isso era obra do Dr. Eggman, saiu em disparada para acabar com mais esse plano do vilão e Tails, depois de se recuperar do grande susto que levou, resolveu seguir o ouriço azul para ajudá-lo. Depois disso Sonic e Tails tornaram-se grandes amigos, companheiros de aventuras e formam a principal dupla da série. Tails participou de quase todas as aventuras de Sonic, aparecendo em mais de 30 jogos, mas não sendo jogável em alguns, como no Sonic 2 para o Master System, Sonic Spinball para o Mega Drive e o Game Gear, Sonic Rivals para o PSP, dentre outros, porém a raposa possuí 3 jogos solo, Tails and the Music Maker para o SEGA Pico, onde você criava músicas com o auxílio do Tails, Tails' Sky Patrol para o Game Gear, onde a raposa deveria parar uma gangue de malfeitores, e o Tails' Adventures também para o Game Gear, onde novamente Tails deveria parar uma gangue de pássaros que estavam atacando uma ilha.

  Como dito anteriormente a primeira aparição de Tails foi em Sonic the Hedgehog 2 para o Master System e logo de cara foi raptado pelo Dr. Eggman (na época chamado de Dr. Ivo Robotnik), deixando a seguinte carta, com instruções do vilão, para que Sonic fosse resgatá-lo (retirado do manual da Tec Toy do próprio jogo):

"Caro Sonic,

  Robotnik está de volta, e capturou todo os animais da ilha! Estou preso em um lugar chamado Ovo de Cristal. Para me libertar, você tem que achar e trazer as seis Esmeraldas do Caos.

  Robotnik obrigou-me a escrever isso. Ele disse que está esperando por você, e que criou seis robôs realmente perversos a fim de 'livrar-se de você de uma vez e para sempre'. Eu não sei o que ele planejou, mas Sonic, por favor tenha cuidado!

Sinceramente, Tails."


Segue abaixo a descrição sobre Tails, no manual do Sonic the Hedgehog 2 para o Mega Drive, retirado do Sonic CD para PC:

  "Miles "Tails" Prower, a raposa, não conseguia ficar parado enquanto Sonic estava por perto. Mesmo desde que era um bebê raposa, ele sempre sonhava em ser como Sonic. Ele adora correr atrás de Sonic, balançando suas duas caudas, tentando ficar próximo de seu herói!

  Quase sempre, Sonic deixa "Tails" seguí-lo, mas às vezes, apenas para se exibir, Sonic explodia em uma rajada de super velocidade deixando-o para trás, porém Miles não desistia, ele girava sua caudas como um motor de helicóptero e decolava, voando até alcançá-lo!

  Todos os animais chamam Miles pelo seu apelido, "Tails", devido as suas duas caudas especiais. Um dia eles viram algo de tirar o fôlego... Todos estavam na floresta, assistindo a performance de Sonic. Sonic podia correr, girar e pular em seu Super Ataque Giratório. Então "Tails" pode girar, como um motor turbo e explodir em uma rajada de velocidade em seu Super Dash Attack. Um verdadeiro show!!

  De repente, "Tails" simplesmente perdeu o controle. Ele começou a correr, enrolou os rabos e -- whoosh -- ele estava girando como Sonic!"

  Depois de aparecer em tantos jogos, Tails tem grande admiração do público e é um dos personagens mais querido pelos fãs.




Animal de Origem:


Assim como a maioria dos personagens da série Sonic, Tails foi baseado em um animal existente no mundo real e tal animal é a raposa. Conheça agora um pouco sobre esse belo animal e descubra porque é estranho uma raposa ser amigo de ouriços.

  As raposas são mamíferos carnívoros, próximos do cão, da família dos canídeos do gênero Vulpes e possuem mais de 10 tipos diferentes espalhadas por todo o mundo.

  No caso específico do Tails, ele é da espécie Raposa-Vermelha, nome científico Vulpes Vulpes, que possui o pêlo avermelhado ou amarelado e encontra-se no hemisfério Norte. Seu tamanho pode variar entre 60 e 90 centímetros e seu peso vária entre 5 e 10 Kg. As fêmeas são visivelmente menores que os machos.

  Sua dieta é quase totalmente carnívora, fazendo parte dela pequenos mamífero, como coelhos e ouriços, além de aves, peixes, alguns insetos e podem ocasionalmente comer alguns frutos silvestres ou cultivados, mas quando estão sem comida, comem restos deixados pelos humanos, revirando lixeiras. Nas zonas rurais elas podem assaltar os galinheiros, às vezes matando além do que vai comer para estocar em seus esconderijos para consumir mais tarde, uma raposa chega a ter 20 esconderijos diferentes, conseguindo lembrar-se de todos.



Curiosidades do Personagem:


Devido a sua inteligência e conhecimentos de mecânica, Tails fez vários inventos para ajudar em suas aventuras e, sem dúvidas, seus inventos mais famosos são os aviões da série Tornado. O primeiro da série, um biplano vermelho que fez sua primeira aparição no jogo Sonic the Hedgehog 2 para o Mega Drive e serviu para que Tails ajudasse Sonic a chegar até a nave de Eggman, era inicialmente do Sonic, mas como ele percebeu que Tails adorou o avião acabou deixando-o cuidar do mesmo. Mais tarde no mesmo jogo a raposa fez modificações no avião permitindo que ele alcançasse a nave de Eggman quase no espaço, porém durante o jogo Sonic Adventure, do Dreamcast, o avião foi destruído e então Tails usou o novo modelo, o Tornado 2, que era azul com um design mais moderno e podia mudar para o modo caça, ficando com as asas em forma de "x", ganhando muito mais velocidade. Tails possui uma oficina em Mystic Ruins, onde ele guarda seus inventos e construiu uma pista de decolagem de onde ele sai com o Tornado para ajudar Sonic a chegar a Egg Carrier. Finalmente em Sonic Adventure 2 aparece o Tornado 3, também conhecido como Cyclone, mostrado ao lado, cujo o qual podia se transformar em robô ou carro e foi o meio de transporte usado por Tails nesse jogo.
  
Acredita-se que o nome de Tails, Miles Prower, seja um jogo de palavras, pois Miles significa "milhas", em inglês, Prower lembra "per hour", que significa "por hora", em inglês, e juntando as duas fica: milhas por hora.



  As raposas vivem em grupos, formados por um macho adulto e várias fêmeas, além dos filhotes. Elas utilizam tocas para se esconder, escavadas por elas próprias ou reutilizam tocas de coelhos e texugos. Seu tempo de vida é curto, dificilmente ultrapassa os 9 anos de idade, mas normalmente morrem antes, devido a caça predatória, doenças e atropelamentos, o que tornou a Raposa-Vermelha rara.

  Tais mamíferos possuem uma má fama, devido aos seus atos de predar nas propriedades de fazendeiros, e são condenadas em histórias de contos de fadas, mas elas são adoradas pelos caçadores, em alguns países, como na Inglaterra, a caça a raposa é uma tradição muito antiga.

  Por outro lado a raposa também tem seus dias de glória, sendo usada como mascote, nomes de grupos, personagem em vários animes e video-games, como o personagem Kurama do anime YuYu Hakusho e o personagem Fox McCloud da série Star Fox.



Como dito acima, desde quando era bem mais jovem, Tails já havia descoberto que seus dois rabos tinham uma grande utilidade: eles podiam girar, como uma hélice de helicóptero, permitindo que ele alcance grandes velocidades, próximas de Sonic, ou que ele voe como um verdadeiro helicóptero. Tal habilidade se mostra muito útil nos jogos, permitindo que ele alcance locais inacessíveis para Sonic, corte caminho pelos céus ou até mesmo dê uma carona pra alguém, sem dúvidas esta é a marca registrada da raposa. Conforme a evolução dos consoles, o jeito que Tails girava suas caudas foi ficando mais real, no começo parecia muito com uma hélice e depois ficou como mostrado nas imagens ao lado.
  Você já deve ter se perguntado: de onde tiraram a idéia de criar uma raposa de dois rabos? Isso surgiu de uma lenda japonesa a respeito de uma espécie mística de raposa chamada Kitsune. Segundo a lenda, tais raposas possuem o poder mágico de assumir forma humana, quanto mais velho a raposa fica, mais rabos vão surgindo e depois de séculos ou milênios, o Kitsune atinge seu poder máximo, ficando com 9 rabos. Como nos videogames os personagens da série Sonic não envelhecem, Tails ficará sempre com 2 rabos. Outros exemplos de Kitsunes famosos são os Pokémons: Vulpix e Ninetails e no Anime Naruto onde ele se transforma na Raposa de 9 Caudas.


Todos conhecem Tails como uma raposa de dois rabos, mas acreditem se quiser, a idéia inicial era que ele deveria ser um Tanuki, mostrado na foto ao lado. Seguindo a mesma linha de raciocínio que fez com que Sonic fosse um ouriço, Tails também deveria ser um animal popular no Japão e o Tanuki é uma espécie canídea do Quati muito popular no folclore japonês, mas seu desenhista decidiu trocar para uma raposa para evitar comparações com outro personagem famoso dos videogames (Mario em seu traje de Tanuki?).

  Mas ainda temos outra influência cultural do Japão no Tails. Uma raposa com mais de um rabo no Japão é chamado de "Kitsune Kyubi", que diz a lenda que de acordo com a idade cresce o número de rabos até chegar a uma forma adulta com 9 rabos, inúmeras capacidades especiais e poderes.




Transformações de Tails:



Outra curiosidade a respeito do Tails é a sua transformação em Super Tails. Tal transformação ocorre apenas no jogo Sonic 3 & Knuckles do Mega Drive. Ao contrário de Sonic, que consegue se transformar em Super Sonic com apenas as 7 Esmeraldas do Caos, Tails consegue se transformar em super apenas quando possui as 7 Super Esmeraldas do Caos. Infelizmente o Super Tails não possui um design próprio, assim como o Super Sonic, então apenas sua coloração muda, ela fica oscilando entre a cor original do Tails, que é laranja, e a cor amarela ficando como nas fotos ao lado e seus poderes são quase os mesmo do Super Sonic: invencibilidade e super velocidade, mas ele ainda conta com a ajuda de quatro flickies que compartilham o poder das esmeraldas e seguem Tails, atacando qualquer inimigo que chegue perto, o que é excelente para derrotar os chefes, porém assim como o Super Sonic, o Super Tails também consome um anel por segundo para se manter transformado. Tal transformação provavelmente nunca mais será vista, pois de acordo com o novo enredo iniciado na saga Adventure, apenas Sonic, Shadow e Silver conseguem usar o poder das esmeraldas.



Sobre seus Jogos:
Primeira Geração: Série Clássica


O primeiro desenho de Tails era bem simples, com as pernas curtas, rabos finos e pés longos.Primeira aparição da raposa na série Sonic, ao contrário do que alguns pensam, Tails apareceu pela primeira vez no Master System no jogo Sonic 2 onde era raptado, mas foi no Mega Drive que o personagem foi jogável pela primeira vez. Seus traços eram simples, seus rabos eram finos e suas pernas e braços eram curtos. Conforme os consoles foram evoluindo, Tails foi ficando com os traços cada vez mais detalhados, chegando a ficar em 3D nos jogos Sonic the Fighters, Sonic 3D Blast, Sonic Jam e Sonic R.




Segunda Geração: Série Adventure

Nova geração, novo visual. Mais um anel foi adicionado as suas luvas, seus tênis agora tem a sola metálica, seus olhos ganharam a coloração azul, seus rabos estão mais volumosos e a coloração de seu corpo está bem mais clara agora. Nova geração e um novo visual mais radical, seus traços sofreram grandes mudanças, os rabos estão maiores e volumosos, os olhos ganharam coloração azul, as pernas aumentaram dando mais estatura para a raposa, os tênis apresentam uma parte metálica na sola e a coloração laranja do corpo ficou um pouco mais clara que a original.




Terceira Geração: Série Next Gens

Design em Zero Gravity, seu corpo esta mais redondo, com reflexo, e nada mais.Novamente com novo visual, Tails agora está com cores e traços mais reais, mesclando o estilo clássico com o estilo Adventure. A maior mudança são as orelhas que estão com as pontas mais arredondadas.
Tails entrou na nova geração com traços mais reais, porém com poucas mudanças no desenho, apenas sua coloração está mais clara ainda e a ponta das suas orelhas foram arredondadas. 



Comentários Finais:
Tails é um personagem veterano da série Sonic, existe desde 1992 e sempre acompanha o ouriço azul em quase todos os jogos. Por causa disso ele tem uma grande quantia de fãs, sendo um dos personagens que mais possui fãs, que foram atraídos pelo seu jeito de ser, suas habilidades e inteligência. Nos desenhos, sempre foi retratado de forma infantil e sem importância, mas isso não foi o suficiente para decepcionar os fãs da raposa, felizmente no anime Sonic X essa retratação infantil foi deixada um pouco de lado e foi dada ênfase para a sua inteligência e capacidade de inventar. Com relação aos jogos, a partir da saga Adventure, Tails começou a ser tratado como um personagem normal, sem parecer excessivamente criança, mas mantendo sua personalidade e interferido diretamente na história do jogo. Infelizmente parece que na nova geração dos jogos do Sonic, Tails começou a ser tratado como um personagem secundário e sem muita importância, o que certamente não agradou aos fãs, que esperam que isso não se prolongue por muito tempo.

Nenhum comentário: