Tudo sobre as Esmeraldas do Caos



Esmeraldas do Caos (Chaos Emeralds em inglês, ou Esmeraldas Caóticas nas traduções da TecToy) são sete relíquias da antiquidade que dão incríveis poderes a quem o possui. Os poderes delas são misteriosos, sendo capazes de dar super transformações, elevar a força de máquinas, fazer viajar no tempo e no espaço, e vários outros. Graças ao imenso poder delas, os vilões sempre estão a procura delas.

Depois que seus poderes são usados quando as sete são reunidas, algum tempo depois elas se espalham novamente, explicando porquê os personagens são obrigados a coletá-las ao longo dos jogos. Nos primeiros jogos da franquia, as esmeraldas eram apenas uma espécie de bônus para aumentar a longevidade dos jogos, sendo necessário completar Special Stages para tê-las, não alterando em nada (ou muito pouco) a história do jogo. O primeiro game que aumentou a importância delas foi o Sonic 3 & Knuckles, especialmente ao analisar o manual do Sonic 3, e a partir de Sonic Adventure as esmeraldas se tornaram peça chave na grande maioria das histórias dos jogos que viriam.




HISTÓRIA


Muito pouco se sabe sobre a história das Esmeraldas, sendo um dos grandes mistérios da série Sonic. As poucas informações que temos provém do manual japonês de Sonic 2, dizendo que alguma sociedade antiga fez o mau uso das pedras, levando a avareza e deixando os Deuses insatisfeitos e selando-as em outra dimensão (provavelmente os Special Stages de Sonic 2). Essa sociedade provavelmente deve ser os equidnas da Knuckles Clan, os antepassados do Knuckles, mas não há nenhuma confirmação oficial.

Em muitas ocasiões dizem que as jóias podem transformar pensamentos em poder, além de que aqueles que obtém as sete pode promover um milagre. Provavelmente elas foram criadas antes da Esmeralda Mestre, visto que esta tem a função inicial de neutralizar o poder exagerado que as Esmeraldas do Caos podem dar, caso caiam em mãos erradas. De qualquer maneira, a primeira sociedade antiga que usou as esmeraldas que temos conhecimentos foram o povo que construiu os Templos de Gaia há 10.000 anos atrás, e a princípio as esmeraldas ficariam dentro destes templos. Não se sabe como, nem se sabe porquê, mas milênios depois, cerca de 4.000 anos no passado, as Esmeraldas do Caos e a Esmeralda Mestre estavam num santuário da civilização Knuckles Clan dos equidnas. Nessa época os babilônios (antepassados do Jet) também queriam usá-las para propósitos ruins, e por fim, cerca de 2,000 anos atrás o exército da Black Arms também tomou conhecimento delas.

As Esmeraldas do Caos há 4,000 anos visto em Sonic Adventure.
As esmeraldas são maiores que as do tempo atual, provavelmente sendo as Super Esmeraldas.


Escrituras antigas dizem que os Deuses perceberam que as sociedades estavam fazendo mau uso das esmeraldas, eles criaram a Esmeralda Mestre para controlar as Esmeraldas caso caíssem em mãos erradas. Muitos fãs teorizam que essa criação se deu entre a misteriosa sociedade de Sonic Unleashed (10.000 anos atrás), e a sociedade equidna de Sonic Adventure e Chronicles (4,000 anos atrás). Um dos mau usos que se tem conhecimento foi do líder Pachacamac que queria usar as esmeraldas para vencer a guerra contra os Nocturnus e assim poder dominar as terras deles, e também o mundo. Visto que Pachacamac e os homens de seu povo passaram por cima dos pequenos chaos e da bondosa Tikal, isso despertou a fúria de Chaos, o guardião da Esmeralda Mestre na época (o primeiro), virando Perfect Chaos e erradicando a civilização equidna quase que por completo. O estrago não foi maior porquê Tikal selou ele e ela mesmo dentro da Esmeralda Mestre antes que ele destruísse o mundo todo.

Foi nessa época que as Esmeraldas passaram a se chamar “do Caos”, pois os equidnas que restaram diziam que elas só servem para trazer o caos a humanidade, além de também nomearem o nome do monstro de água como Chaos (Caos em inglês) também por isso,pois ele que tinha trazido o Caos a humanidade.  Desde então, as Esmeraldas passaram sempre a ficar em locais desconhecidos, muitas vezes em dimensões alternativas (os Special Stages dos jogos originais), ou então em qualquer lugar do mundo, excetuando a Esmeralda Mestre, que permanece guardada em seu altar pelo Knuckles.(como mostra a imagem abaixo)





PODERES E CARACTERÍSTICAS


Cada uma das Esmeraldas é dita que contém ilimitados poderes de Energia do Caos, que é dito que dá vida a todas as coisas. O principal poder de cada uma delas é “transformar pensamentos em poder”. Isso permite que elas dêem alguns poderes extra sensoriais aos personagens, como mostrar visões, fazer rituais, ou até mesmo reviver alguém que recentemente foi morto. Isso faz com que as Esmeraldas do Caos sejam uma fonte ilimitada de pura energia, que pode ser usada para vários propósitos como dito anteriormente.

Inicialmente acreditava-se que era impossível usar o poder das esmeraldas isoladamente, porém o Shadow em Sonic Adventure 2 mostrou que com uma esmeralda era possível usar o poder chamado “Chaos Control” para amplificar sua velocidade, dar teletransporte, entre outros. Ao longo dos jogos vemos que o que dá a forma as Esmeralda do Caos é a energia positiva, enquanto as cores vem da energia negativa delas. Quando alguém usa o poder das esmeraldas tendo propósitos de destruição, raiva, tristeza ou ódio, as esmeraldas perdem suas cores. Quando alguém usa as esmeraldas com bons pensamentos, elas se dissipam pelo mundo.

Sonic usando o poder das Esmeraldas mesmo com o poder drenado pelo Perfect Chaos

Como dito pelo Tails em Sonic Adventure 2, e também pelo Eggman e Eggman Nega em Sonic Rush, as esmeraldas possuem energia magnética que uma se atrai as outras. Graças a isso, o menino-raposa conseguiu descobrir que as esmeraldas que estavam com o Dr.Eggman em Sonic Adventure 2 estavam na Colônia Espacil Ark. E graças a gigantesca energia que elas emanam, é relativamente fácil criar radares para achá-las. Tails tinha produzido um como dito no manual de Sonic 3 (onde capta os sinais da Esmeralda Mestre); Rouge, Tails e Eggman também tinham um em Sonic Adventure 2, e Tails usa mais uma vez em Sonic Riders.





CORES E INFORMAÇÕES

No primeiro Sonic 1 do Mega Drive haviam seis: azul, amarela, rosa, verde, vermelha, e prateada, em Sonic 2  veio a sétima na cor roxa. Em Sonic 3, a esmeralda rosa foi substituída por uma azul clara, e a amarela virou laranja. A partir de Sonic Adventure, a laranja virou amarela novamente, e elas passaram a ter essas cores desde então. Portanto as cores oficiais das esmeraldas são: vermelha, azul, amarela, verde, branca, azul clara e roxa.

Ao longo dos spin-offs e dos jogos sem relação com a saga principal houve diversas variações que não fazem parte da história oficial da série Sonic. Em Sonic Fighters, por exemplo, haviam 8 esmeraldas, e as cores combinavam com as dos personagens; Em Sonic Spinball todas as esmeraldas são azuis e são em 12; em Sonic 1 do Master System e Game Gear todas são azuis claras; e, Sonic Battle todas são verdes.

Transformação de Sonic e Shadow em Sonic Adventure 2

Curiosamente, em Sonic Heroes o Shadow usa uma Esmeralda durante seu ataque do Team Blast para fazer um Chaos Control, mesmo que o jogador não tenha pego nenhuma esmeralda no Special Stage. Aparentemente essa é uma esmeralda falsa que possui as mesmas propriedades de uma esmeralda comum, mas com uma energia infinitamente menos poderosa. Tails usa uma esmeralda falsa para tentar enganar o Eggman em Sonic Adventure 2, e o Sonic consegue fazer um Chaos Control com ela, mesmo sendo falsa.



APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS

Sonic The Comics – Fleetway


Na timeline das histórias em quadrinhos da Fleetway, é dito que as esmeraldas incialmente eram todas verdes e pertenciam aos equidnas da antiguidade sendo pedras comuns. Quando eles fundiram com a energia do caos pelo Império Drakon num passado distante, elas ficaram super poderosas como nos games. Quando elas estão juntas em certas condições, as Esmeraldas lançam uma energia do Caos e se selam sozinhas na Special Zone.



Sonic The Hedgehog – Archie Comics


Na timeline da Archie, há inúmeras as Esmeraldas, e não só sete como acreditamos. Elas estão diretamente conectadas com os anéis do poder, que são produzidos com a energia das esmeraldas. Nessa continuidade, a explicação é mais científica do que mística, visto que elas são um produto da sociedade Xorda, que são os alienígenas que transformaram o planeta Terra em Mobius. Parece que as esmeraldas surgiram com a absorção da energia massiva das bombas genéticas dos Xorda.

Também existem as raras Super Esmeraldas, também originárias desta sociedade. Uma Esmeralda do Caos negra também existe, sendo o vetor que sela o Chaos e a Tikal.  É revelado pelo A.D.A.M numa história recente, que existem inúmeras Esmeraldas do Caos ao longo do universo, e nesta trama o Shadow e o Tails precisam recuperá-las e eventualmente todas ficam juntas. Enquanto Sonic se transforma em Super Sonic, Shadow em Super Shadow, e Tails em Turbo Tails, eles enviam todas para a Zona do Silêncio, que é uma dimensão alternativa. Nesse lugar, Feist fundiu todas as jóias para se transformarem em sete, ficando com as cores iguais as dos games. É mostrado que cada esmeralda tem um poder diferente: a esmeralda verde pode curar pessoas, a roxa pode fazer um insano ter sanidade, a azul clara pode alterar a realidade.




Adventures of Sonic the Hedgehog – DiC


No primeiro desenho animado do Sonic há quatro esmeraldas, exercendo um papel muito diferente da dos games. São apenas quatro, e ao invés de coloridas, elas possuem formatos diferentes, sendo todas verdes. Elas estão escondidas ao longo da história da humanidade, sendo necessário viajar no tempo para encontrá-las e cada uma dá uma habilidade: Invisibilidade, Invencibilidade, Imortalidade, e o poder da vida, sendo esta última a mais poderosa, pois pode reviver os mortos.




Sonic Underground – DiC

Neste desenho também há as esmeraldas, mas elas não são exploradas. Assim como os jogos, elas são uma fonte de incríveis poderes, mas elas não aparecem. Sabemos que Knuckles guarda uma esmeralda na ilha flutuante, e Robotnik tentou roubá-la, mas falhou.  Em um dos episódios, o Robotnik chega a conseguir uma esmeralda para fortalecer a sua fortaleza da altitude, porém ele perde a esmeralda pois seus subordinados Sleet e Dingo a rouba. Já no episódio Mobodoon há uma jóia de incrível beleza que é roubada pelo Robotnik, provavelmente sendo uma Esmeralda do Caos, pois se parece muito com ela.



Sonic X


A continuidade mais parecida com a dos games, porém introduzindo um novo conceito: elas reagem umas as outras. Quando todas as sete se reúnem em um único local, elas lançam uma energia imensa que fazem uma ficar longe das outras novamente. Essa é provavelmente a explicação também para o mundo dos games, que nunca ficou muito clara. Curiosamente, durante a segunda temporada no episódio “Os robôs rebeldes”, o Knuckles tem uma visão do passado mostrando a Tikal no altar das esmeraldas, porém elas estão muito maiores que as esmeraldas comuns. Alguns fãs teorizam que alí haviam as Super Esmeraldas.



CURIOSIDADES

*Ao contrário do que se pensa, elas não são indestrutíveis. Na Archie Comics, em Sonic Underground, e até mesmo no Sonic Battle (jogo criado pela Sonic Team), elas quebram, porém são restauradas, de modo similar a Esmeralda Mestre.

*Apenas uma esmeralda dá muito poder a quem o possui. Mephiles de Sonic 2006 é o que mais demonstra os poderes das esmeraldas isoladas, visto que ele transforma a parte interna da Dusty Desert em um lugar das trevas com a esmeralda amarela. Em Sonic Generations também é mostrado que uma esmeralda pode repelir o Time Eater.

*Na Archie Comics uma esmeralda é suficiente para criar um universo paralelo.

*As esmeraldas podem ficar ainda mais poderosas. Em Sonic Chronicles, os alienígenas Overminds transformou duas esmeraldas em “Great Emeralds” (Esmeraldas Grandiosas). Em Sonic 3 e Knuckles, as Esmeraldas virão Super Esmeraldas pelo poder da Esmeralda Mestre, mostrando que esta não só neutraliza o poder delas, mas também pode amplificar.

*Se você inverter as cores das esmeraldas em um programa de computador tradicional como “paint”, elas continuam tendo as mesmas cores, só que em posições diferentes.

*Em Sonic 2 é possível coletar as sete esmeraldas somente em Emerald Hill Zone, visto que no primeiro ato há 3 postes que levam ao Special Stage, e no segundo há 5, dando o jogador o luxo de errar uma vez. Talvez por isso o nome da fase seja “Emerald” Hill.

*O poder delas foi drenado duas vezes: por Perfect Chaos em Sonic Adventure, e pelo Eggman em Sonic Unleashed.

*As Esmeraldas que aparecem em Sonic Adventure na época de Tikal são muito maiores que as esmeraldas do tempo presente. Muitos fãs teorizam que estas sejam super esmeraldas. Se isso for verdade, Perfect Chaos foi ainda mais destrutivo no passado do que foi na atualidade.

*As Rainbow Gems do clássico Castle of Illusion estrelando o Mickey no Mega Drive são idênticas as Esmeraldas do Caos. No remake deste jogo lançado para Xbox Live, PC e PSN, usaram os modelos poligonais das esmeraldas para fazê-las.


Esmeraldas do Caos, seguidas as Esmeralda Mestre e logo as Super Esmeraldas




Team Sonic Speed direto do Planeta Sonic

Nenhum comentário: