SEGA investe em TRÊS Novos Estúdios


A Sega Networks, que é uma divisão da SEGA JAPONESA especializada nos jogos para dispositivos móveis, anunciou hoje de manhã que investiu em TRÊS estúdios para focar em jogos para iOS e Android focado em nós, os ocidentais. Ela comprou o estúdio Demiurge, que tem sua base em Massachussets nos Estados Unidos e ficou famosa por portar o Mass Effect para PC. Eles também trabalharam com BioShock junto com a 2K Boston e alguns jogos de RockBand.

Outro estúdio foi a Ignited Artists localizado em São Francisco. Este a SEGA Networks virou sócia majoritária (ou seja, comprando pelo menos 51% das ações), e é um novo grupo com pessoas que trabalharam anteriormente com a Blizzard e a Square-Enix. E por fim a britânica Space Ape Games, também fazendo investimentos para uma parceria, mas não foi divulgado o quanto e nem como. Esta ficou famosa pelo jogos de iOS e Android Samurai Siege.

Com a aquisição dos três estúdios, mais jogos utilizando os personagens clássicos da SEGA, e também novos, deverão surgir com mais frequência na Apple Store e na Google Play.

Demiurge Studios: Foi fundado em 2002 por Albert Reed, Chris Linder e Tom Lin, três jovens apaixonados por jogos eletrônicos. Com o slogan “criar jogos é a nossa paixão”, eles possuem dois projetos originais: Marvel Puzzle Quest, um jogo gratuito para PC, iOS e Android onde você utiliza os personagens da Marvel num jogo que mistura Tetris com um pouco de RPG; e Shoot Many Robots (vídeo abaixo), um jogo de plataforma em 2D distribuído digitalmente para Xbox 360, PS3 e PC sendo um clássico “run and gun” popularizado pelos jogos da série Contra da Konami e Gunstar Heroes da Treasure.



Ignited Artists: Este grupo foi fundado em 2014 por três desenvolvedores com larga experiência no ramo dos videogames e que estavam insatisfeitos com o modo que a indústria  trata os funcionários e  seu público. Segundo o site oficial, a ideia por trás do grupo é “E se um estúdio de games valorizasse mais as pessoas do que seus próprios produtos?”.

Eles defendem a ideologia de que a indústria não se importa com o bem estar dos funcionários, e isso acaba refletindo diretamente na própria qualidade dos jogos. Mesmo ainda não tendo produzido nenhum game de fato, a Ignited Artists relata em seus site oficial que as “pessoas amarão fazer games na Ignited Artists”. Considerando que a SEGA Americana tem constantes relatos de ex funcionários que dizem que os superiores obrigam os funcionários trabalharem mais em “quantidade do que qualidade”, e que os desenvolvedores são tratados por seus superiores na base de ameaças, faz todo o sentido que a SEGA Networks invista neste pequeno novo estúdio que possui uma visão praticamente oposta, e que tem tudo para crescer.


Danielle Deibler, uma das três fundadoras da Ignited Artists. O trio já trabalhou anteriormente com a Activision, Blizzard, Microsoft, SCEA, Square-Enix, Eletronic Arts, Microsoft, e até mesmo com a própria SEGA. 


Space Ape Games: Ganhadora de diversos prêmios, a Space Ape Games é um pequeno estúdio que surgiu em 2012. Segundo o site oficial, o objetivo deles sempre foi focar no mercado de dispositivos móveis, fazendo os jogos de maior qualidade possível dentro do que a tecnologia pode permitir. Entre seus jogos mais famosos estão Rival Kingdoms e Samurai Siege, ambos jogos de estratégia.




Vale lembrar que essas aquisições fazem parte dos investimentos planejados para fortalecer a imagem e os lucros da SEGA aqui no ocidente, querendo repetir seu grande sucesso no mercado asiático que movimenta praticamente 1 bilhão de dólares por ano, sendo a terceira empresa que mais lucrou no ramo do entretenimento no ano de 2014. A grande tendência do mercado de games são os dispositivos móveis, com jogos gratuitos que utilizam o sistema de micro transação.

Mesmo assim, a SEGA Japonesa também estará reestruturando o mercado do desenvolvimento de jogos para consoles, visando aumentar os lucros também nesta área, e muitos fãs da empresa acreditam que a notícia de que a SEGA reviverá todas as suas franquias antigas (Street of Rage, Phantasy Star, Virtua Fighter, Golden Axe, e outros) nas mais diversas mídias tenha a ver com o desejo de lucrar no mercado dos jogos mais tradicionais.


Via Planeta Sonic


Nenhum comentário: